quarta-feira, 4 de julho de 2018

LANÇAMENTO


                No último dia 26 de junho, na área nobre da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, a Acadêmica Sevatil Lôbo realizou o primeiro lançamento do seu novo livro “Ensaio sobre a Aparência”. A referida obra vem composta de quatro modalidades literárias: Discursos – Ensaios - Palestras - Textos Avulsos.
                Estiveram presentes na noite festiva escritores, ex-alunos; familiares e público em geral e a representação da Academia Escadense de Letras, a presidente Ana Neto e os acadêmicos Teresinha Melo; Eli Rodrigues; Waldyr Siqueira; Marta Lima; Josebias Lima, além dos membros, Graça Miranda, Lais Miranda e Luciano Araújo.
                Nossas congratulações à nobre acadêmica e escritora.
************
Discurso da Autora no momento do lançamento:

LANÇAMENTO DO LIVRO: “ENSAIO SOBRE A APARÊNCIA”, DA ESCRITORA SEVATIL LÔBO, NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO
Recife, 26 de junho de 2018 – 19h

Recebam todos o meu carinhoso Boa noite...!
        Hoje _ é uma noite especial para mim, pois consegui reunir: colegas de profissão, amigos, irmãos, minha família, e àqueles que primam pela Arte Literária. Este é o meu 10º trabalho literário, mas por ser o 1º individual, torna-se o mais importante, pelo comprometimento assumido em expressar: meus ideais, minhas ideias, ideologia, filosofia, opiniões, minha Fé; e uma tentativa de elucidar um Tema tão controverso na História da Humanidade.
Presto, em seu “Prefácio”, uma homenagem ao Poeta, professor, escritor e crítico literário _ Marcos Accioly _ porque sendo ele o prefaciador deste livro _ foi arrebatado desta vida _ sem que pudesse concluí-lo. O livro, como foi dito no Convite, está dividido em 4 capítulos: o dos Discursos; o dos Ensaios; uma Palestra/Aula; e dois Textos Avulsos.
Os Discursos _ fazem parte da trajetória da minha vida Acadêmica, e neles expresso-me acerca, principalmente, de uma das Artes Fônicas _ A Literatura, e também deixo transparecer minha filosofia, a respeito de vários assuntos;
No “Ensaio sobre a Aparência”, que dá a dimensão de quanto o Tema da Aparência é contraditório, nele, procuro esclarecer o equívoco de tal axioma;
No outro _ “Um bom Escritor”, assumo um papel didático, na pretensão de ensinar algo, àqueles que pretendem “fazer Literatura”;
Na Palestra/Aula, ministrada em Porto de Galinhas _ abordo a Poética Clássica, e seus autores: Aristóteles, Horácio e Longino, para discorrer sobre o Tema: O Escritor e a Obra de Ficção. Nela, cito Longino, e as suas 5 Fontes, do seu “Tratado do Sublime”; e também os 9 Fundamentos Comuns, de Horácio; onde faço alusão ao 5º, que afirma: “...a Composição com vista à Dignidade e Elevação; e reforço que: “A Verdadeira Obra Literária, não pode diminuir, tampouco corromper a “dignidade humana” . (S. Lôbo)
Por fim, apresento dois Textos sobre os Valores: Justiça e Liberdade; para tal, me aproprio criando as Metáforas, quando digo:
My name is Justice!
My name is Liberty!
Tentando traduzir o pensamento delas.
Desejo registrar a “ausência”, neste Evento, do meu irmão Valdeque Lôbo, que partiu no Domingo de Páscoa, deste ano; motivo de não estar presente.
Pediria à minha família , para estarem de pé; minha mãe, irmã, irmão, nora, sobrinhas e sobrinhos; (palmas)
Todos os meus amigos e nobres Acadêmicos, presentes, sintam-se por mim abraçados;
Desejo encerrar minhas palavras, com uns poucos versos de Jorge Luís Borges _ grande Poeta Argentino:

“Não arisque o mármore temerário...
O nome, a opinião, os acontecimentos, a pátria...
O mármore não fale o que calam os homens.
O essencial da vida fenecida _ a trêmula
esperança, o milagre implacável da dor e
o assombro do gozo _ sempre perdurará.
Cegamente reclama duração a alma arbitrária
quando a tem assegurada em vidas alheias,
quando tu mesmo és o espelho e a réplica
daqueles que não alcançaram teu tempo
e outros serão (e são) tua imortalidade na terra”.

A Jesus Cristo; meu Senhor,
_ Em quem estão escondidos os tesouros da Sabedoria e da Ciência _ meus agradecimentos primeiros;
Agradeço, aos colegas Acadêmicos, da Academia Escadense de Letras, pelo incentivo e ajuda, que foram providenciais, para este acontecimento!
E agradeço, outra vez, o cuidado, o agrado, e a consideração extremosa, demonstradas em vossas presenças, que me honram e me aquecem o coração.
Obrigada a todos!
E boa leitura!

Sevatil Lôbo

26 de junho de 2018

















Nenhum comentário:

Postar um comentário