Biblioteca Maria Figueirôa de Siqueira


"Educar com amor é viver os ensinamentos de uma grande mestra. Professor, qualquer um pode ser, educador, porém, é um sol inato que repassa conhecimentos de forma espontânea e prazerosa"
----------------------------------------------------------------------------------------------
Inaugurada a Biblioteca Maria Figueirôa de Siqueira - SALIA

Educar com amor é viver os ensinamentos de uma grande mestra. Professor, qualquer um pode ser, educador, porém, é um sol inato que repassa conhecimentos de forma espontânea e prazerosa.

Salia em sua trajetória como educadora, às vezes proferia sim, em resposta às indagações de alguns alunos na ânsia de confirmações sobre determinados assuntos, mesmo assim afirmava interagindo, e mais uma vez o “eu” educadora falava mais alto.

A propriedade com que me expresso é inerente de um ser gerado por alguém tão peculiar como Maria Figueirôa de Siqueira. Educadora, teatróloga, compositora e escritora. Jamais mediu esforços para lecionar, andando a lombo de cavalo, carro de boi ou até mesmo a pé nas estradas dos engenhos até as escolas por mais de trinta nos – de Rio Formoso à Escada.

Um dos pontos mais marcantes na caminhada da grande mãe e mestra foi na década dos anos setenta quando na Rua Deodoro da Fonseca na “25 de março” no Centro de Amparo ao menor Tobias Barreto, que também é o nome desta honrosa Casa, desenvolveu um trabalho sócio educativo de grande relevância para com as crianças de rua deste município.

Posteriormente assumiu a Biblioteca Pública de Escada, inovando a metodologia nas pesquisas, auxiliando os alunos com representações folclóricas e datas comemorativas, vivenciando-as de forma lúdica.

A Academia Escadense de Letras, na pessoa de Waldyr Siqueira, representando os acadêmicos e intelectuais de Escada, honra-nos com esta imensurável homenagem denominando a biblioteca da AELE de Biblioteca Maria Figueirôa de Siqueira – Salia – reconhecimento este aclamado pela sua família e todos os seus amigos.

Valdecí Leocádio de Siqueira Filho

Escada, 15 de outubro de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário