segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PARA SEMPRE NOSSO TOTÓ

Escada hoje vive a saudade do nosso Totó Relojoeiro, o legado desse grande difusor da música na cidade de Escada e região circunvizinha, sem dúvidas será um patrimônio imaterial não só para a cidade de Escada como para as regiões adjacentes.
Assim como a Academia Escadense de Letras que em julho de 2011, teve a honra de prestar felicitações ao conceituado músico, enquanto vivo - mudando o costume de homenagens pós-vida – e dando ao nosso Totó Relojoeiro o Título de Patrimônio Vivo Imaterial da Escada através do 1º Samba com Poesia, presto-lhe mais este reconhecimento no sentindo de que mesmo com sua ausência, o teremos sempre vivo através de suas composições, músicas e de sua história.
Cartaz Histórico da Homenagem à Totó
Antônio Matoso Gimino, vulgo Totó Relojoeiro, teve suas raízes fincadas em Escada e cidades circunvizinhas, na sua juventude viveu alguns anos na capital Recife, onde iniciou seu aprendizado na música e como todo jovem pobre na época, passou por enormes dificuldades, pois muitos obstáculos surgiram dificultando seu ingresso no mundo da música, porém, como todo pernambucano-escadense insistiu em seus sonhos. Totó levou adiante a grande vontade de ser músico com êxito. De volta à Escada, participou de diversos grupos musicais que contribuíram com a cultura do município durante décadas e na região. Nos últimos anos dedicou-se à liderança do Grupo "Amigos do Samba" junto com outros músicos da cidade.
         Para sempre nosso Totó, nosso Patrimônio Imaterial da Escada... Na música, na literatura musical e na persistência de luta para conseguir os seus objetivos.


Teresinha de Jesus O. G. Melo
Presidente da Academia Escadense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário