quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Noite de Cultura marca o lançamento da II Antologia da AELE

Em uma bela noite tropical de finalzinho de primavera, a Academia Escadense de Letras traz ao público a sua “II Antologia”. O evento de lançamento do livro, ocorrido aos 29 de novembro de 2014, foi aberto pela presidente da AELE Teresinha Melo, que falou sobre a publicação, a qual tem como foco  uma composição de Artigos Científicos, além de  informações sobre o histórico dos eventos do biênio anterior – gestão do ex presidente Dr. Waldyr Siqueira - e apresentação dos primeiros Sócios Beneméritos da Casa Tobias Barreto empossados em 2014.
Esta antologia é a segunda de uma infinita sequência,  sendo a primeira composta por contos, cordéis, crônicas e poesias. Todos os anos a AELE irá lançar a obra alternando um ano para literatura e outro,  artigos científicos com o intuito de envolver  todos os participantes  da Academia nas publicações compendias da Casa, “...Diante disso, estaremos conduzindo a cidade de Escada para se transformar em uma (terra de escritores)...”, falou o  - presidente emérito -  Dr. Luis Minduca, em seu discurso.
Prefaciado por Samuel Lira de Oliveira (Mestre em Ciências da Linguagem e Presidente da Academia Camarajibense de Letras) - que esteve presente no evento junto com a família - o livro foi organizando nas modalidades de Educação: com as autoras Ana Lúcia Gomes Cavalcante Neto, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Maria Cândida Sérgio e Valderês da Conceição do Monte; Ciências Sociais: com os autores Tarcísio Augusto Alves da Silva, Maria Patrícia Cabral da Silva e Antônio José Barbosa de Aguiar(in memorian); Meio Ambiente: com as autoras Isabel Cristina Pereira de Oliveira e Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso; Letras: com as autoras Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos, Flíncia Barboza da Silva e Maria Lúcia Gomes da Silva Salustiano; Psicanálise: com os autores João Paulo de Araújo e Rick de Lima; História: com o autor Luiz Henrique de Albuquerque Bastos.
O design da capa foi produzido pelos organizadores, Adriano de Souza Sales e Tarcisio Augusto Alves da Silva, na capa, veem-se duas extremidades na cor azul cortadas por uma faixa vermelha, fazendo alusão à bandeira da AELE e metaforizando o Rio Ipojuca, que corta a cidade de Escada ao meio. No centro da capa vê-se uma face feminina, construída a partir de formas geométricas extraídas do desenho do mapa da cidade e postas em formato de um rosto, representando a ciência contida nos textos do livro, “a ciência que veio de Escada”, enfatizou Adriano Sales, em seu discurso explicando a capa.
A noite tropical foi embalada por MPB nas vozes dos cantores Edilevino (Dudoce), Rafael Silva e do tecladista Pôney, músicos locais que fazem parte da gama dos melhores músicos da cidade.
Em destaque foi registrada a presença do ilustre membro correspondente da AELE, o professor, escritor e pesquisador baiano Adilson Gomes da Silva.

O livro está à venda pelo valor de R$ 20,00, podendo ser solicitado no e-mail: aele.escada@gmail.com ou contactando Waldyr Siqueira e Teresinha Melo.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário