terça-feira, 16 de dezembro de 2014

5º Natal com Poesia da AELE - 2014

A poesia e a fraternidade temperaram a noite quente do último dia 14 de dezembro em Escada na culminância do 5º Natal com Poesia da Academia Escadense de Letras. O sarau musical de natal levou melodias e mensagens natalinas para os idosos do Abrigo Santa Filonila, em Escada.
Neste ano de 2014, com o tema: Inclusão social também é nosso dever – O que fomos, o que somos e o que seremos, o evento foi direcionado a inclusão social dos idosos, que tanto sofrem com os diversos tipos de abandono provocados pela sociedade.
Mariinha Leão
Para abrilhantar a festa, os poetas da AELE realizaram um recital através do 1º Compêndio Poético de Natal, onde foram publicadas mensagens especiais para o natal. Seguindo, a apresentação musical da poetisa, historiadora, escritora e musicista, Mariinha Leão, embalou os corações dos presentes com uma cantata natalina deixando o momento mais lindo e inesquecível. Os poetas Valdecí Leocádio e Elizabethe Leocádio apresentaram poesias em forma de jogral levando a mensagem do nascimento do menino Jesus.
Valdeci Leocádio e Elizabethe Leocádio
Durante o evento foi oferecido um lanche aos idosos representando a ceia natalina, e houve também distribuição de presentes e orações de boas vindas ao Natal e ao Novo Ano que se aproxima.
 O momento também foi de confraternização para os acadêmicos da AELE, que realizaram na sequência um jantar na sede provisória da Casa Tobias Barreto, momento esse em que foram levantados os informes anuais e perspectivas para os próximos eventos em 2015.

Nossos agradecimentos aos Leos Clube e Lions Clube Escada-PE, pela parceria neste evento.

FELIZ NATAL,

FELIZ 2015 PARA TODOS E TODAS,

Teresinha O.G. Melo
Presidente da Academia Escadense de Letras




































quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

5º NATAL COM POESIA DA AELE

Inclusão social também é nosso dever – O que fomos, o que somos e o que seremos.


Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem e falta de atenção de familiares. Muitas pessoas das classes menos favorecidas sofrem com esse tipo de “abandono” no Brasil. Crianças, jovens e idosos são bastante atingidos por este mal social.
Diante da consciência do dever de também promover a inclusão social a Academia Escadense de Letras realiza todos os anos o Natal com Poesia. Este evento tem o objetivo principal prestar aos homenageados essa inclusão, bem como levar aos mais necessitados um dia diferenciado onde possamos nos comunicar, interagir e levar palavras de conforto através das mensagens de natal. Por ser um período de advento, onde nos preparamos para receber a boa nova da chegada da paz, do amor e da virtude entre os homens, nos preparamos o ano todo para compartilhar a alegria e emoção que envolve o nascimento do Menino Jesus.
Todos os anos escolhemos um “foco” a ser homenageado: uma escola infantil de comunidade carente ou abrigo de idosos, no qual realizamos o evento seguido da distribuição de presentes e um lanche representando a ceia natalina. Neste ano de 2014 escolhemos para homenagear os idosos do Abrigo Santa Filonila (na Cidade Centro), onde iremos através de um sarau, recitar poesias com apresentação musical da historiadora, poetisa e acadêmica Mariinha Leão e do cordelista e acadêmico Valdecí Leocádio, tornando o evento em um momento de reflexão sobre a nossa vida no sentido do que fomos, do que somos e o que seremos, enfatizando assim o nosso dever de cuidarmos e de promover a inclusão social também para os idosos.

Serviço:

Data: 14/12/2014
Hora: 18h
Local: Capela do Abrigo Santa Filonila (na Cidade Centro) – Escada-PE
Informações: 81-9701-3340 (Adriano Sales)
 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PARA SEMPRE NOSSO TOTÓ

Escada hoje vive a saudade do nosso Totó Relojoeiro, o legado desse grande difusor da música na cidade de Escada e região circunvizinha, sem dúvidas será um patrimônio imaterial não só para a cidade de Escada como para as regiões adjacentes.
Assim como a Academia Escadense de Letras que em julho de 2011, teve a honra de prestar felicitações ao conceituado músico, enquanto vivo - mudando o costume de homenagens pós-vida – e dando ao nosso Totó Relojoeiro o Título de Patrimônio Vivo Imaterial da Escada através do 1º Samba com Poesia, presto-lhe mais este reconhecimento no sentindo de que mesmo com sua ausência, o teremos sempre vivo através de suas composições, músicas e de sua história.
Cartaz Histórico da Homenagem à Totó
Antônio Matoso Gimino, vulgo Totó Relojoeiro, teve suas raízes fincadas em Escada e cidades circunvizinhas, na sua juventude viveu alguns anos na capital Recife, onde iniciou seu aprendizado na música e como todo jovem pobre na época, passou por enormes dificuldades, pois muitos obstáculos surgiram dificultando seu ingresso no mundo da música, porém, como todo pernambucano-escadense insistiu em seus sonhos. Totó levou adiante a grande vontade de ser músico com êxito. De volta à Escada, participou de diversos grupos musicais que contribuíram com a cultura do município durante décadas e na região. Nos últimos anos dedicou-se à liderança do Grupo "Amigos do Samba" junto com outros músicos da cidade.
         Para sempre nosso Totó, nosso Patrimônio Imaterial da Escada... Na música, na literatura musical e na persistência de luta para conseguir os seus objetivos.


Teresinha de Jesus O. G. Melo
Presidente da Academia Escadense de Letras

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Noite de Cultura marca o lançamento da II Antologia da AELE

Em uma bela noite tropical de finalzinho de primavera, a Academia Escadense de Letras traz ao público a sua “II Antologia”. O evento de lançamento do livro, ocorrido aos 29 de novembro de 2014, foi aberto pela presidente da AELE Teresinha Melo, que falou sobre a publicação, a qual tem como foco  uma composição de Artigos Científicos, além de  informações sobre o histórico dos eventos do biênio anterior – gestão do ex presidente Dr. Waldyr Siqueira - e apresentação dos primeiros Sócios Beneméritos da Casa Tobias Barreto empossados em 2014.
Esta antologia é a segunda de uma infinita sequência,  sendo a primeira composta por contos, cordéis, crônicas e poesias. Todos os anos a AELE irá lançar a obra alternando um ano para literatura e outro,  artigos científicos com o intuito de envolver  todos os participantes  da Academia nas publicações compendias da Casa, “...Diante disso, estaremos conduzindo a cidade de Escada para se transformar em uma (terra de escritores)...”, falou o  - presidente emérito -  Dr. Luis Minduca, em seu discurso.
Prefaciado por Samuel Lira de Oliveira (Mestre em Ciências da Linguagem e Presidente da Academia Camarajibense de Letras) - que esteve presente no evento junto com a família - o livro foi organizando nas modalidades de Educação: com as autoras Ana Lúcia Gomes Cavalcante Neto, Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Maria Cândida Sérgio e Valderês da Conceição do Monte; Ciências Sociais: com os autores Tarcísio Augusto Alves da Silva, Maria Patrícia Cabral da Silva e Antônio José Barbosa de Aguiar(in memorian); Meio Ambiente: com as autoras Isabel Cristina Pereira de Oliveira e Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso; Letras: com as autoras Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos, Flíncia Barboza da Silva e Maria Lúcia Gomes da Silva Salustiano; Psicanálise: com os autores João Paulo de Araújo e Rick de Lima; História: com o autor Luiz Henrique de Albuquerque Bastos.
O design da capa foi produzido pelos organizadores, Adriano de Souza Sales e Tarcisio Augusto Alves da Silva, na capa, veem-se duas extremidades na cor azul cortadas por uma faixa vermelha, fazendo alusão à bandeira da AELE e metaforizando o Rio Ipojuca, que corta a cidade de Escada ao meio. No centro da capa vê-se uma face feminina, construída a partir de formas geométricas extraídas do desenho do mapa da cidade e postas em formato de um rosto, representando a ciência contida nos textos do livro, “a ciência que veio de Escada”, enfatizou Adriano Sales, em seu discurso explicando a capa.
A noite tropical foi embalada por MPB nas vozes dos cantores Edilevino (Dudoce), Rafael Silva e do tecladista Pôney, músicos locais que fazem parte da gama dos melhores músicos da cidade.
Em destaque foi registrada a presença do ilustre membro correspondente da AELE, o professor, escritor e pesquisador baiano Adilson Gomes da Silva.

O livro está à venda pelo valor de R$ 20,00, podendo ser solicitado no e-mail: aele.escada@gmail.com ou contactando Waldyr Siqueira e Teresinha Melo.