quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Um vez IMORTAL, sempre IMORTAL !



Escadense, licenciado em Letras, pela FAINTIVISA. Bacharel em Direito pela UNICAP.  Ministrou aulas na rede pública na escola municipal Costa e Silva e na rede particular, na Escola Maria Clara. Atuou na área jurídica em Direito Trabalhista e Civil; Compositor do Hino da Academia Escadense de Letras; Membro Fundador e Acadêmico Efetivo da Academia Escadense de Letras onde teve sua cadeira representada no nº 3; Seu Patrono, PADRE GERALDO LEITE BASTOS, a quem Sebastião dizia ter muito respeito e apreço foi um dos Grandes nomes em Escada, quiçá o único, que no começo de sua juventude lhe deu instrução para enfrentar a vida com dignidade, esforço, fé e muito trabalho, lição essa que Sebastião Araújo – Tão – trouxe consigo até seu último dia.
Para nós, Membros da Academia de Letras, ele não morreu, apenas ficamos privados de sua presença física. É imortal o homem que luta com palavras, fica imortal o homem que produz a sua obra – tornando o mundo, um lugar melhor – permanece imortal o homem que deixa a sua herança.
Aqui fica registrada nossa HOMENAGEM IMORTAL a esse Escritor, Poeta, Compositor, Professor, Advogado e Acadêmico da AELE... esse IMORTAL SEBASTIÃO FERREIRA DE ARAÚJO – TÃO.


- SOU DE ESCADA -

Sou moleque mamulengo 
num cordão de pão listrado.
Já fui Lins e Suassuna
Fui Praieiro enganado.
Sou as Asas da graúna
Sou Zumbi santificado.

Sou mel de cana caiana
se te adoço o corpo inteiro.
Sou Olinda de Holanda
Calabar foi o primeiro.
Sou um galo que tecendo
carnaval em fevereiro.

Minha terra tem ladeiras
tem palmeira imperial.
Tem Tobias de Barreto
Dona Flora, seu Sinval
Tem matuto a três por quatro,
dentro do canavial.

Vim das matas, sou de Escada
um mameluco à beira mar.
Sou a mão de Ciço Dias,
menino de Jundiá.
Um Mateus, louco em teus braços
voando num boi bumbar.

Autor: Sebastião Araújo

*1963 +2013

domingo, 20 de outubro de 2013

Sucesso na 1ª Trilha Literária da Escada

Nossa primeira Trilha Literária da Escada foi um grande sucesso. Agradecemos a todos que participaram com alegria.
Foi um evento com o objetivo de estimular o ecoturismo no nosso município, criando a - Rota dos Barões (Barão de Suassuna; Barão de Jundiá...) – onde também promovemos o conhecimento mútuo de nossa história local.
Na visita a cada engenho, fizemos uma narrativa dos fatos históricos acontecidos nos séculos anteriores - em formato de sarau - com declamações de poesia e cordéis, que enfatizam a importância da história como padrão de valores para o conhecimento antropológico da nossa região, estabelecendo assim a difusão cultural entre os participantes da trilha literária.
Com a ajuda das redes sociais e (por sugestão da organização do evento), já está acontecendo na internet uma divulgação em massa das Casas Grande dos nossos engenhos, nosso patrimônio histórico. Com isso pretendemos instigar um estimulo à produção literária – em cada foto tirada sugerimos que seja produzido um texto ou uma poesia, para ser compartilhada nas redes sociais entre todos os participantes (as melhores produções concorrerão a 1 Tablet ).
E por fim, conseguimos também, promover a consciência de preservação do meio ambiente, histórico e cultural do nosso município – durante o percurso da trilha, com o apoio dos Leo’s Clube Escada Mata Sul, fizemos o recolhimento de lixos descartáveis, preservando assim o meio ambiente e dando exemplo de responsabilidade ecológica.
Contamos com a participação honrosa da sociedade Escadense, entre eles Grupo Experiência de Vida da 3ª Idade, Coordenadoria da Mulher, Coordenadora Pedagógica do Colégio Damas do Recife,Grupo Pedal, Alunos, Educadores e a gestora da Escola Municipal  Almérita de Araújo, Escola de Referência Monsenhor João Rodrigues de Carvalho, a ilustre família Bastos de Albuquerque, representada pela matriarca Narciza Christina do Engenho Barra,   amigos e  familiares de Acadêmicos da AELE. Apoio Cultural da Secretaria de Educação, Escadão, Atacadão Padre Cícero, Lailton Bicicletas , Minduca Bicicletas e Lions Clube Escada Mata Sul. 













sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Inaugurada a Biblioteca Maria Figueirôa de Siqueira - SALIA

Educar com amor é viver os ensinamentos de uma grande mestra. Professor, qualquer um pode ser, educador, porém, é um sol inato que repassa conhecimentos de forma espontânea e prazerosa.

Salia em sua trajetória como educadora, às vezes proferia sim, em resposta às indagações de alguns alunos na ânsia de confirmações sobre determinados assuntos, mesmo assim afirmava interagindo, e mais uma vez o “eu” educadora falava mais alto.

A propriedade com que me expresso é inerente de um ser gerado por alguém tão peculiar como Maria Figueirôa de Siqueira. Educadora, teatróloga, compositora e escritora. Jamais mediu esforços para lecionar, andando a lombo de cavalo, carro de boi ou até mesmo a pé nas estradas dos engenhos até as escolas por mais de trinta nos – de Rio Formoso à Escada.

Um dos pontos mais marcantes na caminhada da grande mãe e mestra foi na década dos anos setenta quando na Rua Deodoro da Fonseca na “25 de março” no Centro de Amparo ao menor Tobias Barreto, que também é o nome desta honrosa Casa, desenvolveu um trabalho sócio educativo de grande relevância para com as crianças de rua deste município.

Posteriormente assumiu a Biblioteca Pública de Escada, inovando a metodologia nas pesquisas, auxiliando os alunos com representações folclóricas e datas comemorativas, vivenciando-as de forma lúdica.

A Academia Escadense de Letras, na pessoa de Waldyr Siqueira, representando os acadêmicos e intelectuais de Escada, honra-nos com esta imensurável homenagem denominando a biblioteca da AELE de Biblioteca Maria Figueirôa de Siqueira – Salia – reconhecimento este aclamado pela sua família e todos os seus amigos.

Valdecí Leocádio de Siqueira Filho

Escada, 15 de outubro de 2013.






















-------------------------
Em homenagem ao dia do Professor...
Poema Rítmico: Cantarolando Professor.

Autora: Laís Fernanda Miranda

Eu sou um doido,
Um amigo, um padrasto,
Um mestre empolgado...
Sou um professor.

Nessa escola;
Não tem banca,
Não tem quadro,
O birô estar perfurado...
Mas, tem professor.

Os alunos vivem sempre encapetados
Sem respeito para todo lado...
Mas, conhecem o professor!

Nesse país de um gigante calado
O professor não tem espaço...
Mas é professor.

Digo-te amigo que mesmo rouco e cansado,
Com caderneta e com calo...
Sou um professor!

E mesmo com toda essa dificuldade
A minha felicidade...
É ser um professor.
Espero que em toda essa sociedade
O professor escravizado, SEJA, valorizado
E ganhe o aumento que ele merece...

Para que o bolso dele pare de ser furado.


Escritor mirim lança livro em Escada

Parabéns para o jovem estudante Alexandro Junior, filho da professora Rosinalva e do Sr. Alexandro, pelo lançamento do seu primeiro livro, O LEÃO QUE NÃO SABIA RUGIR.
O Escritor mirim é estudante do Colégio Saber e lançou seu trabalho no dia 10/10/2013 no mesmo colégio em que estuda.

Nossas congratulações em nome de todos os acadêmicos da AELE - poetas; escritores e cientistas.



AELE interage com intelectuais de outras cidades

No último dia 09 a Academia Escadense de Letras – representada pelos acadêmicos Waldyr Siqueira, Teresinha Melo, Valdeci Leocádio DÉDO e Elizabethe Leocádio -  Esteve na cidade de Moreno(PE), participando de uma reunião na Prefeitura Municipal daquela cidade, a convite da Acadêmica Correspondente da AELE Suely Telma Costa. O objetivo foi de iniciar as atividades preliminares para formação do grupo que dará origem à Academia Morenense de Letras e Artes.

Os precursores guardiões das letras – assim podemos denomina-los - da cidade de Moreno, Sr. Sanclair Vice Prefeito da cidade; o Sr.  James  Professor; o Sr. Paulo Diretor de Turismo e a acadêmica correspondente da AELE, Suely Telma.

Na ocasião foram discutidas as primeiras “linhas” para a fundação da Academia de Letras, um novo encontro foi marcado para dar prosseguimento aos trabalhos juntamente com outros intelectuais da cidade de Moreno e Escada para a organização da fundação da entidade.




terça-feira, 1 de outubro de 2013

AELE se reúne com a Liga dos Blocos Lírios de Pernambuco


Neste último dia 27 (setembro/2013) a AELE; o Vereador Paulinho e o Secretário de Cultura Edmundo Fernandes reuniram-se na Câmara Municipal com a Liga dos Blocos Líricos de Pernambuco.

A reunião teve como objetivo: alinhar informações bem como planejamento para inclusão da cidade no circuito de blocos líricos do Estado e para nortear os meios de como fazer essa inclusão.


A alocação da cidade de Escada no Circuito de Blocos Líricos possibilitará que a cidade seja umas das referências culturais do Estado de Pernambuco no âmbito do carnaval lírico bem como nas artes plásticas (representada nas confecções de fantasias dos blocos).

I Encontro de Cultura e Lazer da AELE.

O Presidente da AELE Waldyr Siqueira e o Diretor Social Dr. Luis Minduca, entregam votos de aplausos ao Presidente da Academia Pesqueirense de Letras e Artes, Sebastião Gomes.
A cidade de Pesqueira sediou nos dias 28 e 29 de setembro de 2013, o  I Encontro de Cultura e Lazer da AELE.
O objetivo do encontro foi de promover aos acadêmicos da AELE e a sociedade escadense, momento de interação cultural e de lazer. O primeiro local escolhido, foi a cidade de Pesqueira pela sua diversidade cultural e pioneirismo de vida acadêmica, através da Academia Pesqueirense de Letras e Artes, que já tem 12 anos de trabalhos em prol do desenvolvimento cultural daquela região.
O encontro foi marcado, primeiro por um “city-tour” em Pesqueira onde os acadêmicos daquela cidade apresentaram aos visitantes os principais pontos turísticos do município.
Na noite do dia 28, foi realizada uma seção solene na sede da APLA, onde houve a acolhida a todos os acadêmicos visitantes seguida de um sarau que contou com apresentações musicais, de publicações da região; declamações de cordéis, poesias, contos e causos dos escritores ali presentes.
Participou do encontro a Academia Escadense de Letras, sendo representada pelo seu presidente Waldyr Siqueira, Acadêmicos e convidados; A Academia Vitoriense de Artes de Letras, na pessoa da presidente Severina Moura e Acadêmicos; a Academia Pesqueirense de Letras e Artes, na pessoa do presidente Sebastião Gomes Fernandes e Acadêmicos; O Presidente do Instituto Histórico Geográfico de Vitória de Santo Antão - Pedro Ferrer e a Academia Gravataense de Letras e Artes, representada pela Acadêmica Teresinha Gomes.

A referida experiência serviu de laboratório e preparação para  o “I Encontro  Intermunicipal de Academias de Letras e Artes do Estado de Pernambuco” que será coordenado pelas academias acima mencionadas e realizado em 2014, na cidade de Escada, evento esse, de intercambio cultural que representará grande relevância para todos aqueles que acreditam numa sociedade mais letrada e humanizada.