quinta-feira, 23 de maio de 2013

MARY GOUVEIA COMEMORA 140 ANOS DE ESCADA PARABENIZANDO ACADEMIA DE ESCADENSE DE LETRAS

Casa literária completa três anos dedicados à valorização da riqueza intelectual escadense dentro das comemorações dos 140 anos de emancipação do município.
 
Foto: do 1º Aniversário da AELE - 2011
Comemorando os 140 anos de emancipação política da cidade de Escada, festejados nesta sexta-feira, 24 (vinte e quatro), de maio, a deputada estadual Mary Gouveia do PSD, enviou ao plenário da Casa Joaquim Nabuco o requerimento número 2159/2013, solicitando um Voto de Aplauso à Academia Escadense de Letras (AELE), pela passagem dos 3 (três) anos de sua fundação.
Mary Gouveia em seus requerimento destacada que a Academia Escadense de Letras – AELE, denominada Casa Tobias Barreto, foi fundada em 24 de maio de 2010, data em que também é comemorado o aniversário da cidade, que faz 140 anos de sua emancipação política. A AELE tem como finalidade o cultivo da língua e a literatura nas esferas: municipal, estadual, regional e nacional. "Esta Casa literária completa três anos dedicados à valorização da riqueza intelectual escadense dentro das comemorações dos 140 anos de emancipação do município". defende a parlamentar.
Reduto dos nobres imortais, poetas e escritores da cidade escadense e de outras localidades, a AELE difunde e estimula o afloramento do pensamento para a escrita, sendo motivo de orgulho do povo escadense.
Dentro destas comemorações Mary Gouveia também festeja os 140 anos de Escada, cidade é conhecida por seus ilustres cidadãos, sejam naturais ou que adotaram a cidade para viver, que deixaram sua marca na história do município, como o grande Cícero Dias (Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, cenógrafo e professor / 1907-2003), o Barão de Suassuna; e entre tantos outros, destacamos Tobias Barreto, que é o patrono da Academia Escadense de Letras.
Ainda em seu requerimento, a deputada enaltece a casa literária através de seu hino que invoca a conquista de batalhas com sabedoria, ou seja, através da intelectualidade do homem, tendo como título: “Lutar com Palavras”. Essa virtude na sua letra pode ser resumida com algumas frases, a exemplo do refrão: “Lutar com palavras é vencer o vencedor!”; o hino também edifica seu patrono Tobias Barreto, celebre figura histórica no Brasil e no exterior, que deixou obras valiosas nos seus 10 anos vividos em Escada.


Assim, a AELE, identifica-se com a história e cultura de Escada, o município foi instalado numa extensa faixa de terra, cortada pelo Rio Ipojuca, e foi primitivamente uma aldeia de índios, composta de três tribos: Mariquitos, Potiguares e Tabajares. E  nada mais justo que a homenagem as comemorações do aniversário da cidade se misturassem aos de fundação desta casa, eternizando o mais profundo sentimento pelo sucesso do povo escadense: “E esta casa enfim, edificada pelo modesto homem acadêmico. Jamais se canse de honrar Escada. Para orgulho do povo escadense." Trecho do hino da AELE.(P.F.)


Foto: Deputada Estadual Mary Gouveia parabenizado primeiro ano da AELE em 2011 - Paulo Fernandes - ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário