terça-feira, 8 de novembro de 2011

CONVITE - 11.11.11 MISTICISMO E EROTISMO EM BANDEIRA

Evento acontece no Espaço Pasárgada, na Rua da União 263Ao longo de toda sua produção Manuel Bandeira transitou por diversos temas. Dos poemas com influência parnasiana aos que relembram a infância e juventude no Recife, o trabalho do modernista permance atual, influenciando, inclusive, artistas contemporâneos. Para homenagear a diversidade temática do poeta, o Espaço Pasárgada – equipamento cultural ligado à Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco (FUNDARPE) – realiza na próxima sexta-feira, a partir das 19h, o evento 11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira.

Na ocasião 11 artistas interpretarão 11 poemas de Manuel Bandeira, em uma alusão à data que segundo alguns estudiosos da seara mística é o momento de abertura de um portal para outras dimensões. O número também faz referência ao Arcano 11, que de acordo a numerologia é a ajuda da Lei Divina, de todas as Hierarquias e dos Mestres a favor de todos aqueles que fizerem a parte que lhes cabe no trabalho de "Revolução da Consciência".

A ideia do evento surgiu em uma conversa entre a gestora do espaço, Selma Coelho, e o artista performático Gê Domingues. “Perguntei ao Gê se ele já tinha pensado em interpretar os poemas de Bandeira. Escolhemos inicialmente o dia 11.11 sem atentar, no entanto, para a natureza mística da data. Após uma pesquisa sobre o tema, decidimos realizar o evento. Se realmente esse portal vai ser aberto, que aconteça em um momento com artistas e poesia”, comenta a gestora.

Gê Domingues interpretará 11 fragmentos de 11 poemas de Bandeira, sintetizando toda a magia da poesia modernista do pernambucano. “Recebi com muita satisfação o convite do Espaço Pasárgada, pois há muito tempo não trabalhava com poesia. Considero que o universo de Bandeira é muito parecido com o meu e o da maioria das pessoas”, explica. Domingues colocará toda a sua veia performática para apresentar o universo de Bandeira e suas nuances. “Espero resgatar essa memória viva da eṕoca em que ele viveu na casa e escrevou muitos dos poemas que conhecemos e admiramos”, afirma. Na perfomance os poemas serão fragmentados com músicas do artista.

Na mesma noite a atriz Fabiana Guimarães encenará o monólogo Teatralizando Bandeira. A encenação é baseada em 11 poemas do autor que tratam de temas como infância, saudosismo, morte e, principalmente, erotismo e misticismo. “Trata-se de uma adaptação de poemas de várias fases. Começo falando das memórias da infância, passo pelo erotismo e misticismo de Estrela da Manhã e termino com A Dama Branca”, explica a artista. Ainda participarão da noite os artistas Bernardo Souto, Marco Polo, Miró, Dione Barreto e o secretário de Cultura de Pernambuco, Fernando Duarte.

Uma das curiosidades do evento é o número do público permitido para conferir as performaces: 111 convidados. Os interesados poderão reservar a vaga através do fone: 3184.3165 ou pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com. Será servido um coquetel com queijos e vinhos durante as apresentações. 11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira conta com o apoio da Ducos Vinícola e da Boa Nata.

SERVIÇO

"11.11.11 – Misticismo e Erotismo em Bandeira"

Dia: 11/11/11
Horário: Das 19 às 22h
Local: Espaço Pasárgada – Rua da União, 263 – Boa Vista
Público: 111 pessoas
Inscrições:  3184.3165 ou pelo e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com

Visite o Blog do Espaço Pasárgada: http://www.espaco-pasargada.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário