quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A AELE REALIZA SEU IV INTERCÂMBIO CULTURAL NA CIDADE DE TOBIAS BARRETO - SERGIPE

A AELE - Academia Escadense de Letras realizou no período de 28 a 30 de outubro do corrente ano o seu IV Intercâmbio Cultural, na cidade de Tobias Barreto. A escolha do local para esse IV intercâmbio se relaciona ao fato de esse município sergipano ser a cidade natal do patrono que dá nome a nossa casa, CASA TOBIAS BARRETO.  Conhecer aquela cidade era um sonho de todos os AELEanos, sonho que teve origem em 2010, por ocasião da visita de um grupo de estudantes e professores tobienses que aqui estiveram em companhia do então Secretário de cultura e que a AELE se tornou um dos roteiros de visitação no intercâmbio que realiza todos os anos em Pernambuco.
            A comitiva da AELE, composta por acadêmicos, membros correspondentes, membros honorários, jovens intelectuais, beneméritos, familiares e amigos, foi recepcionada pelos acadêmicos da Academia Tobiense de Letras e Artes (ATLAS) com a banda de pífanos. O planejamento organizado pelos acadêmicos e pelo Secretário de Cultura, Josenilson Bispo, foi realizado para atendimento de uma agenda recheada de atividades. Logo após a chegada, a presidente Ana Neto e os acadêmicos Valdeci e Elizabeth Leocádio, Mariinha Leão, Teresinha Melo e a jovem intelectual Laís Miranda deram entrevista à rádio Luandê FM. À noite, após o jantar, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, o concerto da Orquestra Sinfônica Lira abrilhantou a noite da sexta-feira e em meio a essa atmosfera musical, a acadêmica Mariinha Leão proferiu uma palestra sobre a trajetória de Tobias Barreto na cidade de Escada, onde viveu por 10 anos. A manhã do sábado teve início com uma entrevista à rádio Tobiense, junto ao prefeito e o secretário de cultura, Josenilson Bispo, seguida por um city tour pelos principais pontos da cidade: Casa Tobias Barreto, Casa da cultura e Secretaria de Cultura. A fazenda Recanto da Serra, do acadêmico Pedro Menezes, foi o cenário para o almoço com direito a visita ao Museu do Tropeiro, pirão de galinha caipira e declamação de poesias. Na noite do sábado, os acadêmicos de ambas as instituições encontraram-se na câmara municipal para a solenidade, na qual o Presidente da Academia Tobiense de Letras declara os acadêmicos da AELE, membros correspondentes da ATLAS. O momento solene foi festejado com um sofisticado jantar de confraternização.
            A Academia Escadense de Letras agradece a harmônica acolhida realizada pelos acadêmicos da ATLAS. Sentimo-nos honrados com a grandiosa vivência cultural, artística e literária e assim retornamos enriquecidos de novos conhecimentos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário