quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A AELE ELEVA AOS QUADROS DA IMORTALIDADE O ACADÊMICO FUNDADOR, PRESIDENTE HONORIS CAUSA, JOSÉ LUÍS MINDUCA

No último 22 de dezembro em Cerimônia Fúnebre Acadêmica, acadêmicos efetivos, membros Beneméritos, membros honorários, acadêmicos correspondentes e jovens intelectuais da Academia Escadense de letras deram  o último adeus à José Luís Minduca, célula primeira da AELE  e Presidente Honoris Causa. Minduca, como era assim chamado pelos escadenses, deixa um legado que ficará na memória e no coração daqueles que puderam ter o privilégio de sua convivência. Enxergava na cultura do povo escadense um dos caminhos para a humanização do sujeito e era o regaste e o fortalecimento dessa mesma cultura que perseguia incessantemente na busca de possibilitar às pessoas, formas mais dignas de viver. Com sua partida para outro plano, o acadêmico José Luis Minduca é Elevado aos Quadros da Imortalidade da AELE. Eternas saudades de um acadêmico que, com toda certeza, tornou-se estrela no céu, conforme traduzido no texto do acadêmico Eli Ribeiro, produzido em sua homenagem.

Sobre o nosso céu de Escada
Ascendeu mais uma estrela
E foi brilhar lá em cima
Pra que todos possam vê-la
Fonte límpida de brilho
Cujo corpo era empecilho
Pra um plano ainda maior
Sua luta agora é semente
Que germina em nossa gente:
Ver nossa Escada melhor!

Agora que voltaste a ser
Estrela, brilha por nós
Opacos, meros planetas
Com brilho de vários sóis
Não lamentar... Não me mandes
Tu que sentaste entre os grandes
Só pra ajudar os pequenos
Agora olharás por todos
Livre dos nossos engodos
Ileso aos nossos venenos

Foste intenso, foste mais!
Pinceladas coloridas
Numa Escada em preto e branco
Para quem doaste a vida
Foste amigo, mestre e irmão
Hoje és dor no coração
Tua ausência já machuca
Mas agora tu és estrela
Tu és nossa Escadense Estrela
Chamada Luís Minduca


À toda família enlutada, nossos mais sinceros votos de condolência e respeito pelo cidadão que nos envolveu no seu sonho de nos tornar unidade e, conforme expressam as palavras da Acadêmica Carminha Santos, tornou-se anjo de luz em nossos corações:

[...] Na pessoa deste amigo foi - se um ser de grande importância para a Academia. A bandeira da cordialidade era o seu marco, junto ao dinamismo, responsabilidade  e carisma. Fica a doce imortalidade do que ele representou, não só para nós os membros da AELE, mas para a cidade de Escada. Ficamos órfãos da sua presença, mas o envolvermos na mais eterna saudade. Aos familiares fica o meu abraço carinhoso e restaurador pelo sofrimento. Fiquemos seremos porque Anjos de luz velam por nós ( Acadêmica Carminha Santos).


Ana Neto – Presidente da AELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário