sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Lançamento

Na última terça, dia 27 de setembro, aconteceu no MS Delivery, o lançamento de mais um livro do Vice Presidente da AELE, Adriano Sales, intitulado: "O Regozijo e a Veemência", este é o segundo livro do nosso poeta, e nada melhor que o nosso acadêmico efetivo fundador, pedagogo, poeta, compositor e cordelista Valdeci Siqueira Leocadio (Dedo), para falar sobre este momento importantíssimo para a Literatura Escadense:
"O lançamento do livro, O Regozijo e a Veemência, do ilustre Adriano Sales, foi de grande importância para a Literatura Escadense. O momento que estamos vivendo de transição de costumes étnicos e sociais, nos permite alterar, quando possível, nossa rotina diária para que possamos apoiar e vivenciar um momento de ínfima grandeza: A perpétua luta com palavras. Parabéns Adriano pelo belo trabalho! A Literatura é a forma mais eficiente de externar o sentimento do ser humano poético da verbalização à escrita que eu conheço." Valdeci Siqueira Leocadio (Dedo).



Homenagem ao Poeta Adriano Sales em Paulista-PE

       Aconteceu no último dia 23 de setembro o 2° Sarau Poético da Escola Professora Maria Alves Machado em Maranguape II, Paulista-PE. O evento durou o dia todo com apresentações de poesias, músicas, danças e vídeos, tudo feito com uma grande organização de estrutura, ornamentação e arte.
Na ocasião, foram homenageados três poetas da região metropolitana do Recife: Valque Santos, Alexandre Areia e Adriano Sales.
Onde os alunos pesquisaram as obras dos autores e apresentaram suas biografias junto com seus poemas em um recital repleto de muita emoção. Nossos parabéns à equipe gestora, professores, colaboradores e alunos da Escola Professora Maria Alves Machado, pelo maravilhoso trabalho em conjunto e a forma como realizaram esse evento cultural belíssimo, que certamente, vai ficar para a história não só da escola, mas de toda a comunidade em que se localiza.




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Dia de Cultura na Escola Estadual Vigário Pedrosa


No dia 23 de Setembro do ano em curso, a presidente da AELE, Dra. Ana Neto e os acadêmicos efetivos Valdeci Siqueira e Elizabeth Leocadio estiveram presentes no Sarau Literário - Escritores Brasileiros, atividade promovida pela Escola Vigário Pedrosa e coordenada pela professora Valdicelia Ferreira. O evento, que está na sua 5ª edição, é resultado de um projeto desenvolvido com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio no âmbito da Literatura Brasileira.

Na ocasião, por meio de diversas formas de representação: Teatro de sombras, recitais, musicais, entre outros. Os estudantes apresentaram a biografia e obras dos principais representantes das escolas literárias evidenciadas: Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Pré - Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas. Entre tantos outros autores, destacamos Cecília Meirelles, representada, na ocasião, por seu poema "Arte de ser feliz ", que foi lindamente interpretado em forma de recital e que nos deixa como reflexão o segredo para ser feliz. 
Parabenizamos os docentes e discentes da Escola Estadual Vigário Pedrosa pela brilhante iniciativa, em promover o ingresso dos jovens no âmbito da Literatura, expandindo essa fantástica ferramenta artística ao contexto social.























domingo, 18 de setembro de 2016

Fundação da ATLA - Academia Tamandareense de Letras e Artes


A AELE – Academia Escadense de Letras realiza mais uma atividade cumprindo seu objetivo de estimular e promover o desenvolvimento da Cultura Literária, das Artes e do Conhecimento Científico, não se limitando apenas ao nosso município, mas também estendendo esse ideário às cidades circunvizinhas, registrando o enriquecimento literário e cultural promovido por uma Academia de Letras na cidade.
Assim, desempenhando seu relevante papel, no dia 17 de setembro do ano em curso a AELE esteve no município de Tamandaré, para fundação da ATLA - Academia Tamandareense de Letras e Artes. O cerimonial foi maravilhoso e contou com a presença de acadêmicos da Academia de Letras de Paulista, do presidente da Academia de Letras de Palmares, Juarez Carlos, representante do governo municipal, familiares dos presentes e convidados. O sexteto da Orquestra de Tamandaré abrilhantou o evento com um solo lindíssimo da música "fascinação", além do hino da ATLA e da cidade de Tamandaré. A presidente da AELE, Dra. Ana Neto, no seu discurso, chamou a atenção da importância de ATLA para o município de Tamandaré, destacou a postura articuladora da então presidente, a acadêmica Ana Cristina Ribeiro, no processo de fundação da ATLA e, ainda se comprometeu com o município de Tamandaré ao afirmar: “Tenham na AELE a certeza de que estaremos sempre a disposição dessa cidade para fortalecer o sentimento de pertencimento da referida comunidade”. Na oportunidade, os nossos acadêmicos Valdeci Leocádio e Mariinha Leão deixaram a platéia encantada com belíssimos recitais, evidenciando a verdadeira essência literária.
Parabéns aos confrades e confreiras da ATLA pelo belíssimo evento e pela concretização deste sonho, e estas "Ondas de palavras", lema desta casa literária, certamente trarão reconhecimento, progresso e mais notoriedade Artística, Científica e Cultural para a jovem e belíssima cidade de Tamandaré.

            A AELE sente-se honrada em apadrinhar a fundação de mais uma Academia de Letras e contribuir com a expansão da literatura, arte, cultura e conhecimento científico, elementos essenciais para a formação de uma sociedade mais crítica e de seres formadores de opiniões. 








domingo, 4 de setembro de 2016

AELE PARTICIPA DA REUNIÃO COM O PREFEITO DE TAMANDARÉ PARA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA TAMANDAREENSE DE LETRAS E ARTES

A AELE – Academia Escadense de Letras cumpre seu objetivo de estimular e promover o desenvolvimento da Cultura Literária, das Artes e do Conhecimento Científico, não se limitando apenas ao nosso município, mas também estendendo esse ideário às cidades circunvizinhas, registrando o enriquecimento literário e cultural promovido por uma Academia de Letras na cidade.
 Assim, desempenhando seu relevante papel, no dia 26 do mês em curso, a AELE esteve no município de Tamandaré participando de um encontro para discussão acerca da fundação da Academia Tamandareense de Artes e Letras. Estiveram presentes, além dos futuros Acadêmicos, o gestor municipal Sr. Hildo Haker, a Secretária de Educação, Sra. Conceição Cavalcanti, a Secretária de Cultura e Turismo, Sra. Fátima Carvalho e acadêmicos da AELE.
A presidente Ana Neto fez uma explanação sobre os trabalhos realizados pela AELE, deixando evidente a importância que representa uma Academia de Artes e Letras para o município e assim o encontro foi blindado com total apoio do gestor municipal, inclusive com a doação de um espaço para a sede da Academia.
Após um diálogo frutífero com todo o grupo, o momento foi coroado com um cordel sobre a necessidade de inclusão, declamado pelo acadêmico da AELE Valdeci Leocádio (Dedo), seguido de declamação de poesia por Mariinha Leão. O encontro foi encerrado com muito esmero, tendo cumprindo seu propósito de forma exitosa.