domingo, 24 de agosto de 2014

1º Encontro de Academias de Letras e Artes das Microrregiões do Estado de Pernambuco


“ Uma reinvenção da Semana de Arte Moderna ”

Assim foi a silhueta do evento que marcou o inicio da revolução cultural interiorana do Estado de Pernambuco, uma reinvenção da Semana de Arte Moderna. Estavam reunidas no encontro as Academias de Letras e Artes das cidades que representam as microrregiões de Pernambuco, representadas por seus membros escritores, poetas, artistas plásticos e músicos. Todos com os objetivos focados nas trocas de experiências, vivências, na organização das ações de trabalhos literários, desafios para novas publicações e fortalecimento do laço entre as academias.

O evento que ocorreu no Campus da FAESC – Faculdade da Escada, em 23 de agosto do ano corrente, foi configurado no formato de congresso em mesas redondas com os temas: A LITERATURA EM SUA DIVERSIDADE LINGUISTICA; Literaturas: POEMAS, CRÔNICAS, CORDÉIS E CONTOS; AS TECNOLOGIAS E O ESCRITOR; A ARTE E SUAS EXPRESSÕES e O RESGATE HISTÓRICO DAS CIDADES PERNAMBUCANAS; além de apresentações  das experiências de trabalhos desenvolvidos pelas academias participantes.

Paralelo ao encontro, houve a vernissage da EXPOSIÇÃO ARTE DA NOSSA GENTE, Ano II, Promovida pelo Artes Realizações, sob a coordenação das Acadêmicas Lourdinha Assis ( idealizadora do projeto Arte Realizações ) e Adriana Oliveira. A exposição acontece em comemoração ao “Dia Municipal dos Artistas Escadenses” (24 de Agosto), conforme Lei municipal 1.946/01. A exposição é um conjunto de obras de diversos artistas da cidade de Escada que se reúnem nesse evento para mostrar suas produções artísticas.

A animação do dia ficou por conta do Grupo de Capoeira, coordenado pelo pedagogo e mestre Ricardo Paiva, que trouxe além de rodas de capoeira, uma peça teatral baseada no cotidiano nordestino com uma história sobre os desafios do povo da região nordeste para sobreviver, um conteúdo inovador que usou como texto base, poemas de autores pernambucanos.

Ao final dos trabalhos o encontro foi presenteado com o  “lançamento” do MARACATU NAÇÃO BARÕES COROADOS DA ESCADA, que fez uma excepcional apresentação usando elementos da cultura afro-brasileira e uma extrema organização e sincronia melódica e percussionista que envolveu a todos os expectadores.

Para fechamento do encontro, a AELE promoveu um jantar de confraternização com todos os acadêmicos participantes, com rodadas de poesias, apresentação de música popular brasileira e canções de autoria própria, como a Menção a Nossa Senhora da Escada, do poeta, escritor e cordelista,  Valdecí Leocádio - DÉDO.

O próximo encontro já ficou agendado para Agosto de 2015, na cidade de Pesqueira, com o intuito de marcar este mês como o mês da Literatura Pernambucana.


Texto: Adriano Sales e Adriana Oliveira












CONFIRAM MAIS FOTOS NO NOSSO FACEBOOK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário