quarta-feira, 23 de maio de 2018

Nasce a Biblioteca Escritor José Luis Minduca


Em uma iniciativa da FAESC (Faculdades da Escada) em parceria com a Academia Escadense de Letras, realizou-se nesta noite, na biblioteca desta Instituição, a cerimônia de aposição da placa em homenagem ao escritor e fundador da AELE, José Luis Minduca. A referida biblioteca, passará a ser nomeada como: Biblioteca Escritor José Luis Minduca, em reconhecimento à grande contribuição do escritor para a Cultura, Ciência e Artes no município de Escada e em toda Região. 
Participaram do evento acadêmicos efetivos, honorários e Correspondentes, amigos da AELE, alunos e familiares do escritor, além do corpo docente e discente da FAESC.
A casa Tobias Barreto agradece a todos que estiveram presentes e em especial à Silvia Pereira, presidente desta Instituição que é pioneira no Ensino Superior de nosso município pelo reconhecimento ao nosso saudoso José Luís Minduca.








terça-feira, 22 de maio de 2018

8º Aniversário da AELE



Na noite do último sábado, dia 19 de maio, aconteceu a festa do 8° Aniversario da Academia Escadense de Letras, momento memorável, onde a emoção foi a anfitriã. A orquestra da UFPE acompanhou o Coral Sebastião Araújo e acadêmicos presentes, enquanto cantavam oa hinos do Brasil, de Pernambuco e de Escada. O momento mais esperado,onde a emoção tomou conta dos nossos corações, foi cantar o Hino da AELE pela primeira vez, isto foi a concretização de um sonho que há oito anos atrás, os fundadores ousaram objetivar. 
A cerimonialista Teresinha Melo conduziu o evento com maestria; A oradora oficial da AELE, Sevatil Lobo, trouxe um retrospectiva dos eventos Aeleanos durante o biênio 2016-2018, além de sua sensibilidade e capacidade literata de trazer reflexões dos mais variados pensadores; O acadêmico Efetivo Valdeci Leocadio ( Dedo), abrilhantou a noite declamando o seu cordel sobre a fundação da Casa Tobias Barreto. A presidente da AELE, Ana Neto, nos regalou com suas belas palavras sobre todas as ações concretizadas pela diretoria durante este último biênio, tivemos grandes conquistas!
Esta festividade maestral contou com a presença da confreira Ivoneide Calado, representando a Academia Pernambucana de Letra; Célia Soares, presidente da ALAG (Academia de Letras e Artes de Gravatá), Ana Cristina Ribeiro, presidente da ATLA, academia tamandereense de Letras e Artes e membro correspondente da AELE; Adilson Gomes, membro da academia Cachoeirana de Letras e membro correspondente da AELE; representante da Aple Palmares; Os acadêmicos efetivos: Ana Neto, Alex Antony, Carlos Queiroz, Cicera Izidio, Dimison Cesar, Eli Rodrigues, Elizabeth Leocadio, Francisco De Assis Silva Assis SilvaIsabel Oliveira,José RenatoLourdes Fragoso, Luis Henrique Luiz Henrique D Albuquerque Bastos, Mariinha Leão, Maria Cândida Sérgio, Marta Lima, Marcelo Moreira, Maria Patrícia Cabral, Rosilda Araújo, Sevatil Lobo, Tarcisio Augusto Alves Silva, Vadeci Leocadio (Dedo), Valderes Monte, Teresinha Melo, Waldyr Waldyr Jose Siqueira Siqueira. Membros Correspondentes: Elizabeth Elias, Silvia Pereira, Adilson gomes, Ana Cristina. Membros Honorários: Edvaldo José Levino ( Dudoce). Jovem intelectual: Kaique Ribeiro.
Acadêmicos Empossados: Dr. João Lins de Andrade Neto, membro Benemérito; Piedade Buarque e Josebias Lima,membros Efetivos.
A casa Tobias Barreto agradece a todos os acadêmicos presentes, aos seus familiares, ao Diretor de Cultura Sanchilis Oliveira, aos integrantes do Coral Sebastião Araújo, aos músicos da Orquestra da UFPE, aos amigos da AELE e demais convidados que abrilhantaram este maravilhoso evento.








XIV – Ordem do Canto Coral e Instrumental Filarmônico



            A ordem do Canto Coral e Instrumental Filarmônico, também denominada, comenda Dimison Cesar da Música, é uma comenda que tem como patrono o Sr. Dimison Cesar Vieira Gomes.
            Trata-se de uma comenda de honra ao mérito de distinção e enlevo, concedida pela Academia Escadense de Letras aos músicos de canto coral e instrumental, profissionais e amadoras que desenvolvam a música como arte de alcance, conforto e entretenimento.
            O Sr. Dimison Cesar é acadêmico efetivo da Academia Escadense de Letras ocupante da cadeira de nº 34 tendo como patrono o maestro Heitor Villa Lobos. É pianista, compositor e regente do Coral Acadêmico Sebastião Araújo da Academia Escadense de Letras.
            Músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil, formado em licenciatura em música pela UFPE, Gestão Cultural pela UFBA, Administração Pública da Cultura pela UFRGS, e em Regência Coral pelo IFPE.
            Como compositor dedica-se a obras bastante ecléticas. Suas criações se expandem em diversos gêneros e estilos musicais, podendo ser encontrado nas suas autorias choros, frevos, marchas, valsas e cirandas, além de musicalização de gêneros do cancioneiro infantil de domínio público.


Texto: José Renato Ferreira de Santana– (Acadêmico Efetivo da Academia Escadense de Letras).