terça-feira, 4 de abril de 2017

PUBLICAÇÃO DE LIVRO - ESCADA: COMO ENSINAR E APRENDER SOBRE NOSSO MUNICÍPIO

Prezados acadêmicos e sociedade em geral, informamos que foram prorrogadas até sexta feira, dia 07 de abril, as inscrições dos autores que quiserem fazer parte do livro: ESCADA: COMO ENSINAR E APRENDER SOBRE NOSSO MUNICÍPIO.
Lembramos que os autores devem enviar o seu nome completo e o tema que irá desenvolver para a publicação do livro. (Não é necessário enviar a pesquisa agora, apenas o tema). 
Os nomes de quem gostaria de participar e seus temas devem ser enviados para o e-mail: aeleantologia@yahoo.com. A data final para a entrega dos textos é dia 31/08/2017 conforme calendário divulgado anteriormente. Observem atentamente o edital que envio em anexo.

********************************************
ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS
CHAMADA 02/2017


PUBLICAÇÃO DE LIVRO
 ESCADA: COMO ENSINAR E APRENDER SOBRE NOSSO MUNICÍPIO


1. OBJETIVO
1.1 Contribuir com subsídios para o ensino de temas e problemas associados ao município da Escada.

2. ÁREAS A SEREM CONTEMPLADAS
Todas às áreas, desde que tematizem aspectos da realidade do município.

3. QUEM PODERÁ PARTICIPAR?
3.1 Pessoas residentes no município de Escada, ou fora dele, que tratem de algum aspecto de nossa realidade traduzindo-o em informação e estratégias didáticas de como ensiná-lo em sala de aula.

3.2 Cada autor(a) poderá participar com mais de texto desde que os temas explorados sejam diferentes.

3.3 Os textos deverão ser encaminhados, juntamente com um mini currículo de até 3 linhas, para o e-mail: aeleantologia@yahoo.com

4. AVALIAÇÃO DOS TEXTOS
4.1 As propostas encaminhadas pelos(as) autores(as) serão avaliadas por uma comissão que fornecerá parecer sobre coesão e coerência dos textos, adequação as orientações estabelecidas nessa chamada e exequibilidade da proposta a etapa, modalidade, ano ou fase a que se direciona a proposta. 

5. ORIENTAÇÃO GERAL DOS TEXTOS
5.1 Os textos a serem publicados deverão ser redigidos em Word (97-2004); fonte: Times New Roman; tamanho: 12, espaço entre linhas: 1,5. Cada texto deverá possuir, no máximo 10 páginas e no mínimo 6. OS TRABALHOS DEVERÃO SER ENVIADOS RESPEITANDO AS NORMAS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

5.2 Uso de imagens (mapas, figuras, tabelas, etc). A utilização dessas ilustrações deve ser feita realizando a indicação das fontes de onde foram extraídas.
Exemplo: Fonte: IBGE, 2016 ou, quando elaborado pelo próprio autor, Fonte: O autor(a). Maiores orientações podem ser acessadas aqui: http://www.contornospesquisa.org/2012/08/como-referenciar-figuras-imagens-e.html


5.3 Roteiro:
5.3.1 Apresentação e importância do tema escolhido para a educação do município;

5.3.2 Discussão sobre o tema – apresente o que é o tema/problema (história, conceitos, características, citando autores e fontes que tratam dessa problemática. Procure, sempre, situar o que deseja discutir a educação. Você pode subdividir em tópicos essa discussão para que o texto não fique cansativo.

5.3.3 Como ensinar e aprender sobre nosso município. Nessa parte do texto você deve propor ações didáticas que possam ser realizadas em sala de aula, ou fora dela, para que se realizem formas de apropriação e aprendizagem pelos(as) estudantes.

5.3.3.1 Roteiro de orientação didática
Título da atividade: elabore um título atraente à atividade.

Público: Todos os textos deverão estar direcionados à educação básica. Porém, é importante que seja indicado a que etapa (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio), modalidade (Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial, Educação do campo) e ano a que se destina a atividade. Exemplo: Ensino fundamental, 4° Ano. Caso esteja associada alguma modalidade indique-a acrescentando a Fase (I, II, III, IV).

Objetivo: apresente um objetivo geral e dois objetivos específicos para a atividade.

Tempo: defina a realização em meses, dias e horas caso seja necessário.

Total de participantes: Informe a quantidade de pessoas que podem participar da atividade ou sugira como pode ser trabalhado no caso de um número maior.

Disciplinas envolvidas: Indique no âmbito de que disciplina ou disciplinas a atividade poderá ser realizada apontando possíveis conceitos atrelados a elas que podem ser trabalhados.

Descrição da atividade: descreva como \deve ser realizada. Aponte cada etapa de maneira bem descriminada e obedecendo o tempo previsto de execução.

Material necessário: informe quais materiais serão necessários a realização da atividade, inclusive o texto base, e onde ele pode ser acessado, caso seja necessário.

Formas de avaliação: indique uma forma de avaliação para atividade. Importante sugerir formas criativas de proceder a avaliação da aprendizagem e, sobretudo, do (a) professor(a) e da metodologia.

Dicas de leituras: apresente algumas sugestões de textos (livros, jornais, blogs, etc) que permitam aprofundar o estudo da temática.

Dicas de vídeos: indique alguns vídeos, documentários, curta-metragem ou longa metragem (com locais onde o(a) professor(a) possa acessá-lo).


6. CRONOGRAMA DA CHAMADA

DATA
ATIVIDADE
30.03.2017
Autores (as) devem anunciar seu interesse e indicar o tema a ser explorado
31.03.2017
Divulgação dos nomes e temas
31.08.2017
Data final para envio dos textos
01.09.2017
Envio dos textos à comissão de avaliação
23.10.2017
Resultado da avaliação da comissão
31.10.2017
Retorno dos(as) autores(as) as considerações da comissão
01.10.2017
Editoração e impressão
Fev/2018
Publicação e lançamento

ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS
Diretoria de Pesquisa e Extensão


Nenhum comentário:

Postar um comentário