Prezados
acadêmicos e sociedade em geral, informamos
que foram prorrogadas até sexta feira, dia 07 de abril, as inscrições dos autores que quiserem
fazer parte do livro: ESCADA: COMO ENSINAR E
APRENDER SOBRE NOSSO MUNICÍPIO.
Lembramos
que os autores devem enviar o seu nome completo e o tema que irá desenvolver
para a publicação do livro. (Não é necessário enviar a pesquisa agora, apenas o
tema).
Os
nomes de quem gostaria de participar e seus temas devem ser enviados para o
e-mail: aeleantologia@yahoo. com. A data final
para a entrega dos textos é dia 31/08/2017 conforme calendário divulgado
anteriormente. Observem atentamente o edital que envio em anexo.
********************************************
ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS
CHAMADA 02/2017
PUBLICAÇÃO
DE LIVRO
ESCADA:
COMO ENSINAR E APRENDER SOBRE NOSSO MUNICÍPIO
1.
OBJETIVO
1.1
Contribuir com subsídios para o ensino de temas e problemas associados ao
município da Escada.
2.
ÁREAS A SEREM CONTEMPLADAS
Todas
às áreas, desde que tematizem aspectos da realidade do município.
3.
QUEM PODERÁ PARTICIPAR?
3.1
Pessoas residentes no município de Escada, ou fora dele, que tratem de algum
aspecto de nossa realidade traduzindo-o em informação e estratégias didáticas
de como ensiná-lo em sala de aula.
3.2
Cada autor(a) poderá participar com mais de texto desde que os temas explorados
sejam diferentes.
3.3
Os textos deverão ser encaminhados, juntamente com um mini currículo de até 3
linhas, para o e-mail: aeleantologia@yahoo.com
4.
AVALIAÇÃO DOS TEXTOS
4.1
As propostas encaminhadas pelos(as) autores(as) serão avaliadas por uma
comissão que fornecerá parecer sobre coesão e coerência dos textos, adequação
as orientações estabelecidas nessa chamada e exequibilidade da proposta a
etapa, modalidade, ano ou fase a que se direciona a proposta.
5.
ORIENTAÇÃO GERAL DOS TEXTOS
5.1
Os textos a serem publicados deverão ser redigidos em Word (97-2004); fonte:
Times New Roman; tamanho: 12, espaço entre linhas: 1,5. Cada texto deverá
possuir, no máximo 10 páginas e no mínimo 6. OS TRABALHOS DEVERÃO SER ENVIADOS RESPEITANDO AS NORMAS DO NOVO ACORDO
ORTOGRÁFICO.
5.2
Uso de imagens (mapas, figuras,
tabelas, etc). A utilização dessas ilustrações deve ser feita realizando a
indicação das fontes de onde foram extraídas.
Exemplo:
Fonte: IBGE, 2016 ou, quando
elaborado pelo próprio autor, Fonte:
O autor(a). Maiores orientações podem ser acessadas aqui: http://www.contornospesquisa.org/2012/08/como-referenciar-figuras-imagens-e.html
5.3
Roteiro:
5.3.1
Apresentação e importância do tema escolhido para a educação do município;
5.3.2
Discussão sobre o tema – apresente o que é o tema/problema (história,
conceitos, características, citando autores e fontes que tratam dessa
problemática. Procure, sempre, situar o que deseja discutir a educação. Você
pode subdividir em tópicos essa discussão para que o texto não fique cansativo.
5.3.3
Como ensinar e
aprender sobre nosso município. Nessa parte do texto você deve propor
ações didáticas que possam ser realizadas em sala de aula, ou fora dela, para
que se realizem formas de apropriação e aprendizagem pelos(as) estudantes.
5.3.3.1 Roteiro de
orientação didática
Título da atividade: elabore um título atraente à
atividade.
Público: Todos os
textos deverão estar direcionados à educação básica. Porém, é importante que
seja indicado a que etapa (educação infantil, ensino fundamental, ensino
médio), modalidade (Educação de Jovens e Adultos, a Educação
Profissional e a Educação Especial, Educação do campo) e ano a que se destina a atividade. Exemplo: Ensino fundamental, 4° Ano. Caso esteja associada alguma
modalidade indique-a acrescentando a Fase (I, II, III, IV).
Objetivo: apresente um objetivo geral e dois
objetivos específicos para a atividade.
Tempo: defina a realização em meses, dias e
horas caso seja necessário.
Total de
participantes: Informe a quantidade de pessoas que podem participar da atividade
ou sugira como pode ser trabalhado no caso de um número maior.
Disciplinas envolvidas: Indique no âmbito de que disciplina ou
disciplinas a atividade poderá ser realizada apontando possíveis conceitos
atrelados a elas que podem ser trabalhados.
Descrição da atividade: descreva como \deve ser realizada.
Aponte cada etapa de maneira bem descriminada e obedecendo o tempo previsto de
execução.
Material necessário: informe quais materiais serão necessários
a realização da atividade, inclusive o texto base, e onde ele pode ser
acessado, caso seja necessário.
Formas de avaliação: indique uma forma de avaliação para
atividade. Importante sugerir formas criativas
de proceder a avaliação da aprendizagem e, sobretudo, do (a)
professor(a) e da metodologia.
Dicas de leituras: apresente algumas sugestões de textos
(livros, jornais, blogs, etc) que permitam aprofundar o estudo da temática.
Dicas de vídeos: indique alguns vídeos, documentários,
curta-metragem ou longa metragem (com locais onde o(a) professor(a) possa
acessá-lo).
6.
CRONOGRAMA DA CHAMADA
DATA
|
ATIVIDADE
|
30.03.2017
|
Autores (as) devem anunciar seu
interesse e indicar o tema a ser explorado
|
31.03.2017
|
Divulgação dos nomes e temas
|
31.08.2017
|
Data final para envio dos textos
|
01.09.2017
|
Envio dos textos à comissão de
avaliação
|
23.10.2017
|
Resultado da avaliação da comissão
|
31.10.2017
|
Retorno dos(as) autores(as) as
considerações da comissão
|
01.10.2017
|
Editoração e impressão
|
Fev/2018
|
Publicação e lançamento
|
ACADEMIA ESCADENSE DE
LETRAS
Diretoria de Pesquisa e
Extensão
Nenhum comentário:
Postar um comentário