quarta-feira, 11 de março de 2015

II Trilha Literária


Preservar a história do nosso povo é um dos deveres da Academia Escadense de Letras. Visando despertar o sentimento de preservação documental do patrimônio histórico da cidade de Escada, a AELE promove a II Trilha Literária. Nesta edição a trilha será realizada em percurso urbano pelas principais ruas da cidade, podendo ser usado bicicleta, moto e carro.
            Agregado a Trilha Literária, teremos o lançamento do II Concurso Literário da AELE, com o título A Cidadania vista pela Lente da Memória, em que sugeriremos para os participantes da trilha fotografar as fachadas dos antigos prédios históricos e produzirem uma poesia, crônica ou cordel de acordo com o regulamento do concurso que estará disponibilizado no blog da Academia Escadense de Letras www.aele-escada.blogspot.com.br .
            A concentração da II Trilha Literária da AELE, será em frente à Câmara Municipal da Escada a partir das 8h, onde iniciaremos a “fotografada” da fachada do prédio da Câmara, iniciando o passeio pela Av. Dr. José Henrique (Coqueiro), subindo para o comércio onde faremos uma parada para o café da manhã na atual sede da AELE.
Neste percurso passaremos pelas principais ruas da cidade, nas quais sugerimos para fotografar na Rua Barão de Suassuna sugestão para foto (Prédio da Clinical Center, Escola Barão de Suassuna, residência de Teresinha Melo, antigo prédio da farmácia do Sr. Santos, fachada do Clube Intermunicipal da Escada, fachada do prédio da farmácia de Chico de Sinval, fachada do Antigo Ginásio Nossa Senhora da Escada); no Centro do Comércio (fachada do prédio da farmácia de João Doutor, fachada do prédio da mercearia A Camponesa, Mercado Público Municipal, fachadas das antigas casas da Rua Candido Dias, fachada do antigo Chafariz, cemitério São Luis); na Ladeira dos Mariquitos (fachada do prédio da biblioteca pública, residência antiga em frente a biblioteca); seguindo para Rua da Cadeia (fachada do prédio da Cadeia Pública); seguindo para Rua da Matriz (fachada do prédio do Museu Cicero Dias, fachada do prédio da Caixa Econômica, fachada do prédio da Secretaria Paroquial, Igreja Matriz, fachada do prédio da Agência do Trabalho), seguindo para o Bairro do Atalaia (fachada da residência de Sevi, fachada da Escola Vigário Pedrosa, casa da Pompéia); seguindo para Rua João Manoel Pontual (fachada do prédio da Padaria Indiana, fachada do prédio da farmácia de Dona Adelita, fachada do atual colégio Menino Deus e Igreja Universal); seguindo para a Rua Visconde de Utinga (fachada do prédio do Cine Utinga); seguindo para a Vila Operária (fachadas das antigas casas da Vila Operária em frente a quadrinha de esporte, antiga igreja da fábrica Pirapama, ruínas da antiga estação ferroviária, casas antigas com fachadas originais da Vila Operária); seguindo para casa grande do Engenho Sapucagí e casa do Sítio do Sr. Zaith.


Nenhum comentário:

Postar um comentário