quinta-feira, 26 de março de 2015

ALMOÇANDO NO MERCADO

Poesia rima com gastronomia, cordel rima com sarapatel, musicada rima com cerveja gelada, conto ou causo não rima com cachaça mas se beber não caia na praça, na poesia não viaje no pecado... siga para o comércio pois vai ter o “Almoçando no Mercado”.

Com o objetivo de divulgar as potencialidades gastronômicas da nossa cidade reforçando assim o desenvolvimento turístico do município, bem como levar ao conhecimento do povo arte das poesias e da música local, a Academia Escadense de Letras realiza o programa Almoçando no Mercado.

Com apresentações de Poetas, Cordelistas e Músicos locais, o evento será reforçado com a gastronomia local servida nos bares do Mercado Público de Escada. O “ALMOÇANDO NO MERCADO” será realizado no sábado dia 28/03/2015 das 11h às 16h no Mercado Público da Escada.

O evento será aberto ao público em geral com consumação paga pelo participante.


sexta-feira, 13 de março de 2015

REGULAMENTO do 2º Concurso Literário da AELE


2º Concurso Literário da AELE
Título: A Cidadania vista pela Lente da Memória
*** REGULAMENTO ***
*********************************************
Objetivo: Registrar através de fotografias as fachadas e seus detalhes dos antigos prédios e antigas casas da cidade de Escada.

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio de escolas do município de Escada.

Os participantes do 2º Concurso Literário da AELE “A Cidadania vista pela Lente da Memória” deverão seguir as regras deste regulamento:

Parágrafo I – Do Trabalho do participante

1 - Os participantes deverão fotografar as fachadas dos antigos prédios e antigas casas da cidade de Escada bem como detalhes artísticos dessas fachadas de acordo com a indicação do roteiro estabelecido pela organização do concurso no Parágrafo III deste regulamento e produzir uma poesia, crônica ou cordel para a imagem fotografada.

2 – Só será permitido uma foto e um texto por participante.

Parágrafo II – A organização do concurso coloca a disposição do participantes a lista ou roteiro dos prédios antigos e casas antigas no parágrafo III deste regulamento.

Parágrafo III – Do Roteiro

1 – O roteiro para as fotos será o seguinte: Rua Barão de Suassuna (sugestão para foto: Prédio da Clinical Center, Escola Barão de Suassuna, residência de Teresinha Melo, antigo prédio da farmácia do Sr. Santos, fachada do Clube Intermunicipal da Escada, fachada do prédio da farmácia de Chico de Sinval, fachada do Antigo Ginásio Nossa Senhora da Escada); no Centro do Comércio (fachada do prédio da farmácia de João Doutor, fachada do prédio da mercearia A Camponesa, Mercado Público Municipal, fachadas das antigas casas da Rua Candido Dias, fachada do antigo Chafariz, cemitério São Luis); na Ladeira dos Mariquitos (fachada do prédio da biblioteca pública, residência antiga em frente a biblioteca); seguindo para Rua da Cadeia (fachada do prédio da Cadeia Pública); seguindo para Rua da Matriz (fachada do prédio do Museu Cicero Dias, fachada do prédio da Caixa Econômica, fachada do prédio da Secretaria Paroquial, Igreja Matriz, fachada do prédio da Agência do Trabalho), seguindo para o Bairro do Atalaia (fachada da residência de Sevi, fachada da Escola Vigário Pedrosa, casa da Pompéia); seguindo para Rua João Manoel Pontual (fachada do prédio da Padaria Indiana, fachada do prédio da farmácia de Dona Adelita, fachada do atual colégio Menino Deus e Igreja Universal); seguindo para a Rua Visconde de Utinga (fachada do prédio do Cine Utinga); seguindo para a Vila Operária (fachadas das antigas casas da Vila Operária em frente a quadrinha de esporte, antiga igreja da fábrica Pirapama, ruínas da antiga estação ferroviária, casas antigas com fachadas originais da Vila Operária); seguindo para casa grande do Engenho Sapucagí e casa do Sítio do Sr. Zaith.

Parágrafo IV – Da poesia, crônica ou cordel

1 – A poesia, crônica ou cordel deverão ser produzidos pelo próprio participante que for autor da fotografia, sendo vetado o trabalho de um autor diferente.

2 – Os textos dos trabalhos citados no ponto 1 do parágrafo IV deverão ser digitados em Word, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 14, cor da fonte preta, e salvos com o nome do arquivo no seguinte formato ( TEXTO CONCURSO “Título do Texto”).

3 – Estará desclassificado o trabalho que não cumprir as exigências dos pontos 1 e 2 do parágrafo IV.

Parágrafo V – Da inscrição e envio do texto

1 – O texto(trabalho) junto com a foto deverão ser enviados para o endereço de e-mail da Academia Escadense de Letras, aele.escada@gmail.com com o seguinte assunto: (“Nome do autor” / “Título do Texto”).

2 – No corpo do e-mail deverá ter as seguintes informações: Nome completo do Autor do Trabalho; Telefone para contato; Endereço residencial, escola e série que estuda e o número do RG.

3 – O prazo de envio do trabalho vai até as 23h do dia 30/03/2015.

4 – Ao enviar o trabalho para o endereço indicado no ponto 1 do Parágrafo V, o participante receberá uma resposta da equipe de comunicação da AELE informando o número do protocolo de inscrição bem como a efetivação da mesma.

5 – Estará desclassificado o trabalho que não cumprir com a exigência do ponto 1, 2 e 3 do parágrafo V.

Parágrafo VI – Da avaliação dos trabalhos

1 – Os trabalhos irão ser examinados e avaliados pela comissão de publicações, extensão e pesquisa e comissão de preservação do patrimônio histórico cultural, ambas da Academia Escadense de Letras.

Parágrafo VII – Da premiação

1 – A premiação será configurada para no seguinte formato: primeiro, segundo e terceiro lugar.

2 – Para as três colocações será dado o prêmio de direito gratuito de publicação do trabalho na 3ª Antologia da AELE que será lançada no final do ano de 2015.

3 – Só o primeiro lugar receberá como prêmio um tablet.

4 – A Academia Escadense de Letras estabelecerá contato com os vencedores para informar sobre a premiação e participação dos trabalhos vencedores na 3ª Antologia da AELE.

5 – A culminância da premiação bem como entrega do prêmio ao primeiro lugar e registro fotográfico dos três primeiros vencedores e futuros escritores da Academia Escadense de Letras, será no dia 11/04/2015 na sede provisória da AELE situada na Rua Cândido Dias no Centro de Escada, PE.

Parágrafo VIII – Da divulgação dos trabalhos vencedores.

1 – Os trabalhos vencedores e as fotos da premiação serão divulgados até o dia 15/04/2015 no blog da Academia Escadense de Letras, cujo o endereço é www.aele-escada.blogspot.com.br , bem como no facebook e FanPage da entidade.


quarta-feira, 11 de março de 2015

II Trilha Literária


Preservar a história do nosso povo é um dos deveres da Academia Escadense de Letras. Visando despertar o sentimento de preservação documental do patrimônio histórico da cidade de Escada, a AELE promove a II Trilha Literária. Nesta edição a trilha será realizada em percurso urbano pelas principais ruas da cidade, podendo ser usado bicicleta, moto e carro.
            Agregado a Trilha Literária, teremos o lançamento do II Concurso Literário da AELE, com o título A Cidadania vista pela Lente da Memória, em que sugeriremos para os participantes da trilha fotografar as fachadas dos antigos prédios históricos e produzirem uma poesia, crônica ou cordel de acordo com o regulamento do concurso que estará disponibilizado no blog da Academia Escadense de Letras www.aele-escada.blogspot.com.br .
            A concentração da II Trilha Literária da AELE, será em frente à Câmara Municipal da Escada a partir das 8h, onde iniciaremos a “fotografada” da fachada do prédio da Câmara, iniciando o passeio pela Av. Dr. José Henrique (Coqueiro), subindo para o comércio onde faremos uma parada para o café da manhã na atual sede da AELE.
Neste percurso passaremos pelas principais ruas da cidade, nas quais sugerimos para fotografar na Rua Barão de Suassuna sugestão para foto (Prédio da Clinical Center, Escola Barão de Suassuna, residência de Teresinha Melo, antigo prédio da farmácia do Sr. Santos, fachada do Clube Intermunicipal da Escada, fachada do prédio da farmácia de Chico de Sinval, fachada do Antigo Ginásio Nossa Senhora da Escada); no Centro do Comércio (fachada do prédio da farmácia de João Doutor, fachada do prédio da mercearia A Camponesa, Mercado Público Municipal, fachadas das antigas casas da Rua Candido Dias, fachada do antigo Chafariz, cemitério São Luis); na Ladeira dos Mariquitos (fachada do prédio da biblioteca pública, residência antiga em frente a biblioteca); seguindo para Rua da Cadeia (fachada do prédio da Cadeia Pública); seguindo para Rua da Matriz (fachada do prédio do Museu Cicero Dias, fachada do prédio da Caixa Econômica, fachada do prédio da Secretaria Paroquial, Igreja Matriz, fachada do prédio da Agência do Trabalho), seguindo para o Bairro do Atalaia (fachada da residência de Sevi, fachada da Escola Vigário Pedrosa, casa da Pompéia); seguindo para Rua João Manoel Pontual (fachada do prédio da Padaria Indiana, fachada do prédio da farmácia de Dona Adelita, fachada do atual colégio Menino Deus e Igreja Universal); seguindo para a Rua Visconde de Utinga (fachada do prédio do Cine Utinga); seguindo para a Vila Operária (fachadas das antigas casas da Vila Operária em frente a quadrinha de esporte, antiga igreja da fábrica Pirapama, ruínas da antiga estação ferroviária, casas antigas com fachadas originais da Vila Operária); seguindo para casa grande do Engenho Sapucagí e casa do Sítio do Sr. Zaith.


segunda-feira, 9 de março de 2015

Hoje é dia de lançamento de cordel

Será lançado hoje o “Cordel da Falciforme” de autoria do membro da Academia Escadense de Letras, escritor e cordelista Valdecí Leocádio DÉDO.  

O evento está marcado para logo mais às 19h de hoje (09/03/2015) no auditório da FAESC.

Todos estão convidados.