quinta-feira, 25 de setembro de 2014

II Encontro de Cultura e Lazer da AELE


Sob a brisa do inicio da primavera no vigésimo dia do mês de setembro de 2014, as artes se encontraram no leito da “Europa Pernambucana”. Acolhida pelo O Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, a Academia Escadense de Letras realizou o segundo Encontro de Cultura e Lazer naquela cidade. Com o objetivo de trocar experiência quanto à preservação histórica da cidade e integração cultural entre os membros das entidades; o evento carrega energia motriz para a alavancada da concretização do Instituto Histórico de Escada.

Nesta edição do Encontro de Cultura e Lazer da AELE, também participaram os membros da Academia Gravataense de Letras Artes ; da Academia Morensense de Letras e Artes; Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco; Academia Pernambucana de Letras e Academia Olindense de Letras.

Marcando a chegada a Garanhuns foi realizada a primeira parada no Portal de Entrada da Cidade, sendo todos recepcionados pelo membro do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, o Sr. Igor Cardoso – que nos guiou durante toda programação – nas visitações aos pontos históricos do município.
 No formato En Passant de ônibus foram visitados o relógio das flores; Bairro de Heliópolis I (Colina de Monte Sinai, igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Redonda); Memorial Dom Expedito Lopes e Parque Euclides Dourado (dos Eucaliptos); Bairro de Heliópolis II (Hotel Tavares Correia, Seminário, Praça Souto Filho / da fonte luminosa, Academia de Letras de Garanhuns); o Centro I (Catedral, Prefeitura e Espaço Cultural Luís Jardim / Marco Zero); Parque Ruber Van Der Linden; Centro II (Centro Cultural, Praça Dom Mouro); Mosteiro de São Bento e sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (Casarão de Souto Filho) finalizando as visitações do dia. Durante a noite ocorreu uma Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Garanhuns – Casa Raimundo de Morais – onde houve explanações com troca de experiências entre a AELE e o IHGG, com  participação do Professor e Historiador Cláudio Gonçalves de Lima (Presidente do IHGG); Sr. Audário Ramos (Presidente da Câmara Municipal e Vice presidente do IHGG); Sr. Igor Cardoso (Conselheiro do IHGG) além dos membros da AELE e Academias participantes, seguido de um jantar de confraternização.
 
No segundo dia de atividades, realizou-se a visita aos pontos históricos do Cristo Magano e Mausoléu de Dominguinhos; Quilombo do Castainho e Castelo de João Capão, finalizando com a chegada ao Santuário da Mãe Rainha.


Fortalecida com a ideologia e dever de preservação do patrimônio histórico, a AELE volta para Casa, sob a égide da outorga natural de guardiã da história do nosso povo, vigorando a concretização do Instituto Histórico Cultural de Escada, moldado pela já existente Associação de Preservação do Patrimônio Histórico e Geográfico da Escada.

Por Adriano Sales.


 Confiram mais fotos no nosso facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário