terça-feira, 11 de setembro de 2012

AELE Promove o 1º Sarau dos Sanfoneiros da Escada


Verdade ou não, o certo é que o termo Forró passou a caracterizar uma das maiores manifestações musicais do Nordeste brasileiro. Um ritmo que aglutina diversos outros ritmos, como o Baião, o Coco, o Rojão, a Quadrilha, o Xaxado e o Xote, que têm como instrumento principal a Sanfona.
Muitas Poesias e Prosas foram transformadas em músicas através deste estilo musical e, por serem tão ovacionadas constantemente, viraram verdadeiros hinos da cultura nordestina no comando do eterno grande mestre do Forró_Luiz Gonzaga.
No município de Escada, no Estado de Pernambuco, ainda há muitos artistas sanfoneiros que difundem sua arte, cantando poesias, expondo prosas e versos em cantigas acompanhadas pelo som rústico e, ao mesmo tempo, suave da sanfona.
A Academia Escadense de Letras, através de seu Projeto Patrimônio Vivo Cultural, vem homenagear esses artistas e, também, o mestre Luiz Gonzaga com o 1º Sarau dos Sanfoneiros da Escada. O Evento será configurado no formato apresentação e contará com a presença do presidente da AELE, o professor Acadêmico Waldyr Siqueira, que se pronunciará durante a abertura e exporá o propósito do Evento, dando inicio às festividades e às apresentações dos Sanfoneiros convidados. Referidos sanfoneiros tocarão músicas de Luiz Gonzaga e ainda declamarão “poesias populares”. Será um momento de descontração, onde os presentes terão a oportunidade de conhecer de perto os diversos gêneros musicais de sua cultura popular. Na ocasião, a Academia fará a entrega do Certificado de Patrimônio Vivo da Cultura Escadense.


Evento: 1º Sarau dos Sanfoneiros da Escada
Data: 29 de setembro de 2012.
Hora: 20h
Local:  Lions Clube Escada - Mata Sul (próximo ao INSS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário