quarta-feira, 29 de junho de 2011

NOTA SOBRE O RESULTADO FINAL DO 1º CONCURSO LITERÁRIO DA ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS

     Em virtude de várias atividades para a Academia bem como para os Acadêmicos, e o grande número de participantes no concurso, comunicamos a todas as escolas e aos inscritos que o resultado será divulgado no início das aulas do segundo semestre. Os examinadores entregarão os resultados no dia 30 de junho o que inviabilizará a divulgação bem como a premiação, pois quase todas as escolas estarão em recesso.
     Certos de sermos compreendidos agradecemos.

                                                                                                                                       José Luis Minduca
Presidente

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CONVITE - 1º Samba com Poesia

1º Samba com Poesia - Homenagem a Totó Relojoeiro

A Academia Escadense de Letras - AELE, tem a honra de convidar a todos para prestigiar o 1º Samba com Poesia. Nesta edição a homenagem será para " ToTó Relojoeiro " por seu esforço prestado à propagação da música de qualidade e do samba em nossa cidade.


Obs: Consumação por conta do participante.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Academia Escadense de Letras comemora 1 ano





Por Adriano Sales


Enfim chegamos felizes ao nosso primeiro aniversário da Academia Escadense de Letras, por conseguirmos vitórias sobre todas as dificuldades surgidas durante esses 12 meses. Nós que fazemos a AELE queremos parabenizar a todos que nos ajudaram nessa árdua caminhada. Mesmo aos ‘trancos e barrancos’ conseguimos dar prosseguimento às atividades desse 1º ano de existência. Em setembro de 2010, realizamos o lançamento da Antologia “Paisagens da Memória”, da escritora e acadêmica Sevatil Lôbo; em outubro do mesmo ano, realizamos o nosso 1º Sarau, que teve como palestrante convidado o professor Tarcísio Augusto; o mesmo discorreu acerca do “Desenvolvimento Sustentável – Um debate sobre suas impossibilidades”; em dezembro, realizamos o 1º Natal com Poesia, onde distribuímos livros literários aos estudantes participantes. Sequenciando nossos trabalhos, já em março de 2011, realizamos dois eventos importantes: o 2º Sarau da AELE, desta vez, tendo como palestrante convidada a professora Cândida Sérgio, a mesma discorreu sobre “A organização do Tempo Curricular na Prática Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos”; e o lançamento do 1º Concurso Literário (ainda em andamento). Chega então o nosso tão esperado 3º Sarau, em abril de 2011, do qual participou a professora Teresinha Melo, que abordou o tema: “Clima Organizacional: Práticas e Contribuição do Gestor”. Ainda em abril, a AELE foi convidada para ministrar palestras sobre “A Criação e Produção de Poesia” aos estudantes do Educandário Menino Deus. Em maio, tivemos o lançamento da 2ª Edição do livro “Escada - Riqueza de Pernambuco”, do escritor e presidente da AELE, o Dr. Luis Minduca; e aos 24 de maio, movidos pela força suprema da ‘Luta com Palavras’, os membros da Academia Escadense de Letras festejam um ano de sua existência; a data foi marcada com um evento de comemoração ao anuário, que aconteceu no Lions Club em Escada. A solenidade festiva prestigiou a posse das novas acadêmicas: as professoras Teresinha Melo e Cândida Sérgio; estiveram presentes o prefeito da cidade, o Sr. Jandelson Gouveia, a deputada estadual, Srª Mary Gouveia e o presidente da Academia Cabense de Letras, Sr. Nelino Azevedo, bem como, uma comitiva de acadêmicos daquela cidade. O presidente da AELE encerrou a festividade solene, relembrando todos os Eventos Culturais promovidos pela Academia Escadense de Letras, como: Saraus, visitas às Feiras Culturais, Lançamentos e Concurso Literário; emocionado, o presidente relembrou ainda, das dificuldades para reunir um grupo de intelectuais, que junto com ele, fossem partícipes na fundação da Academia; finalizou suas palavras, falando a respeito das perspectivas para o futuro, “ainda vamos fazer muito mais, pois o que nos motiva é a satisfação de contribuir coma cultura”.

Confira mais fotos no site: www.tirandoonda.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SEXTA DE LETRAS

Confira as Fotos do ultimo Sexta de Letras - promovido pela Academia Cabense de Letras, no Clic Positivo http://www.clicpositivo.com.br/cabo/fotos/11jun/03letras/fotos.php .
O Presidente da AELE, Luis Minduca esteve presente no evento.

Texto sobre o voto de aplauso na Assembléia Legislativa - Pela Deputada Mary Gouveia

ESTADO DE PERNAMBUCO
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Legislatura 17º Ano 2011
Requerimento Nº 360/2011

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, seja consignado na Ata dos trabalhos desta Casa, um Voto de Aplauso a Academia Escadense de Letras (AELE), na pessoa de seu presidente, Dr. José Luis Minduca, em comemoração ao primeiro aniversário de fundação, no próximo dia 24 de maio, valorizando, difundindo e incentivando a produção da arte literária no município de ESCADA – PE.
Da decisão desta Casa e do inteiro teor desta proposição dê-se conhecimento ao
Ilmo. Sr. Presidente da Academia Escadense de Letras (AELE), Dr. José Luis Minduca, no endereço provisório da sede: Rua Barão de Jundiá, nº 186, Centro, Escada/PE – CEP 55500-000.
Justificativa
A cidade de Escada ficou mais enriquecida, Com a criação da Academia Escadense de Letras, Acontecida no dia 24 de maio de 2010.
De degrau em degrau, chegou seu primeiro aniversário e, Essa iniciativa do grupo de intelectuais da região, liderados pelo escritor Dr Luis Minduca, Movimenta e desperta os valores poéticos e literários dos escadenses e circunvizinhos, Incentivando a produção da arte de escrever entre as pessoas, Apaixonadas pelas palavras.

Escada e toda a Mata Sul Pernambucana, vive um momento ímpar Saboreando o movimento da imaginação na Casa Tobias Barreto, que nasceu dos ideais para imortalizar seus pensadores e, Aqui Pra Nós, alguém recebeu Um Sinal dos Tempos, daquele que, Deixou um legado para O Povo da Escada, promovendo E pregando A Igualdade, Contra a Hipocrisia.
Naturalmente, surgiu o nome do escritor Tobias Barreto que, em Escada, Sempre será lembrado, porque ficou Eternizado como patrono da "AELE".

Da lembrança daquele 24 de maio, ficou a feliz tarde-noite inesquecível para os
escadenses, Engrandecida com a posse de cerca de quinze letrados, guardiões e guardiãs da cultura da Mata-Sul.

Lembrando que devemos sempre difundir a universalização da alfabetização. E, com o ciclo da arte literária aberto com a chegada da "AELE", Temos sempre que incentivar a criatividade dos concidadãos para, Realmente, libertar essa vontade de transformar os pensamentos em palavras escritas. Assim, subiremos mais um degrau para alcançar um mundo mais justo e igual para todos. Sendo assim, solicito aos nobres Pares a aprovação desta homenagem ao povo escadense.
Sala das Reuniões, em 9 de maio de 2011.




Mary Gouveia
Deputada