quinta-feira, 31 de março de 2011

2º Sarau da Academia Escadense de Letras



          Realizado em um dos lugares mais aconchegantes da Zona da Mata Sul, o 2º Sarau da Academia Escadense de Letras – AELE teve mais uma edição elegante, com boa música e degustação de iguarias, abrilhantado pela decoração de bom gosto do Bar e Restaurante Espaço Aconchego, na Rua da Matriz em Escada-PE. O evento contou com a presença de professores, universitários e profissionais da educação.
Na ocasião, a palestrante Professora Candida Sérgio, disseminou sua pesquisa sobre o tema: “A organização do Tempo Curricular na Prática Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos”. A palestra foi dividida em três momentos: propósitos; aplicações e conclusões, além de explanações, opiniões e discussão do tema no âmbito social.
Abrindo um parêntese o Presidente da AELE, Dr. Luis Minduca, registrou e presença simbólica do Escritor sergipano Manoel Cardoso, apresentado à entidade através da Acadêmica Mariinha Leão, autor de diversos livros, Cardoso presenteou a AELE com três de seus livros e de acordo com a última assembléia, ele será nomeado Membro Correspondente da Academia Escadense de Letras.
O fechamento do 2º Sarau, foi marcado por declamações de poemas dos Acadêmicos Sebastião Araújo e Valdeci Leocádio DÉDO.





terça-feira, 15 de março de 2011

I Concurso Literário da Academia Escadense de Letras

I Concurso Literário da Academia Escadense de Letras - Regulamento



I Concurso Literário da Academia Escadense de Letras

Regulamento


Do Concurso

Art. 1º - O 1º Concurso Literário da Academia Escadense de Letras tem por objetivo principal incentivar e estimular a leitura de obras de escritores brasileiros, além de promover o conhecimento entre os alunos do ensino médio e cursinho do município da Escada-PE.

Parágrafo I – As obras escolhidas para este I Concurso foram “Morte e Vida Severina” e “O Cão sem Plumas”, ambas do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, que deverão ser lidas e interpretadas pelos participantes.

Parágrafo II – Serão premiados os 03 primeiros trabalhos de interpretação.

Da inscrição, seu período e restrições

Art. 2º - Só poderão se inscrever e concorrer os alunos que estejam devidamente matriculados e cursando o ENSINO MÉDIO, CURSINHOS PREPARATÓRIO PARA O ENEM E PRÉ VESTIBULARES, na cidade de Escada.

Art. 3º - As inscrições poderão ser feitas no período de 14/03/2011 a 14/04/2011 nas secretarias das escolas públicas e particulares do município que possuam ensino médio, nos cursinhos pré-vestibulares ou preparatórios para o Enem e no blog da Academia Escadense de Letras: www.aele-escada.blogspot.com.

Parágrafo I – É vedada a participação de alunos que embora nascidos ou residentes na cidade de Escada estejam estudando em ensino médio, cursando preparatórios ou pré vestibular fora do nosso município.

Parágrafo II – O aluno deverá preencher a inscrição com seus dados pessoais (Nome, número do RG e CPF, data de nascimento, modalidade de curso, telefone e foto 3x4). Deverá guardar cópia da ficha de inscrição, já preenchida, como comprovante.

Parágrafo III – O aluno que fizer a inscrição na secretaria de sua escola deverá entregar o formulário devidamente preenchido na própria secretaria. O recolhimento dos formulários será realizado pela comissão da AELE em data previamente marcada.

Parágrafo IV – O Aluno que fizer sua inscrição pelo Blog da Academia deverá copiar o formulário do blog e colar em arquivo de Word na versão a partir de 2007, neste caso, a foto do candidato deverá ser escaneada e constar no arquivo, o mesmo deverá ser enviado (anexo) para o e-mail da AELE: aele.escada@gmail.com, no assunto do e-mail deverá constar a palavra INSCRIÇÃO (com letras maiúsculas) seguido do nome completo do aluno.

Parágrafo V – O aluno inscrito no concurso não poderá em hipótese alguma identificar em sua ficha de inscrição a escola ou o curso a que encontra-se vinculado/matriculado, sob pena de ter sua inscrição cancelada, automaticamente.

Parágrafo VI – O aluno inscrito no concurso “deverá somente optar por uma das duas obras oferecidas à interpretação”, sob pena máxima de cancelamento/desclassificação do candidato.

Do Trabalho, do prazo de entrega e suas restrições

Art. 4º - O presente concurso consiste em trabalho de interpretação de obra literária, onde o aluno, após uma leitura exaustiva e minuciosa de uma das obra escolhida, a interpretará diante de sua visão pessoal sobre, enquanto leitor, sobre a obra.

Art. 5º – O prazo de entrega das obras de interpretações será dia 30/04/2011, nas secretarias das escolas em que o aluno/concorrente esteja vinculado.
  
Parágrafo I – A interpretação deverá ser entregue em ENVELOPE LACRADO, juntamente com uma cópia da ficha de inscrição.

Parágrafo II – O recolhimento dos trabalhos será realizado pela Comissão da AELE no dia 30/04/2011 a partir das 19h00min.

Parágrafo III – A interpretação deverá ser redigida a punho do próprio candidato, em folha de papel pautado, com letra legível, contendo o mínimo de 30 linhas e um máximo de 60 linhas escritas, sob pena de desclassificação.

Parágrafo IV – Os que optarem por escrever em letras de forma deverá fazê-lo, evidenciando a sua escrita de forma a possibilitar uma leitura acessível aos membros da comissão julgadora.

Art. 6º - Cada aluno só poderá concorrer com uma inscrição, sendo vedada a participação na interpretação das duas obras no mesmo concurso, caso ocorra dupla inscrição, o candidato será eliminado.

Das avaliações dos trabalhos, julgamento, premiação e finalização do concurso

Art. 7º - As avaliações dos trabalhos inscritos serão feitas por uma comissão de concursos escolhidos dentre os membros da Academia Escadense de Letras.

Parágrafo. I – Além do julgamento das interpretações das obras, serão também avaliados dos candidatos termos gramaticais e ortografias, com pesos iguais na correção final.

Parágrafo II – Os trabalhos visivelmente copiados de sites, revistas, jornais ou quaisquer outros meios de comunicação, serão automaticamente desclassificados, devendo a comissão fundamentar sua decisão.

Art. 8º - Os resultados finais dos trabalhos escolhidos serão divulgados a todos no mês de junho do corrente ano, em evento proporcionado pela AELE – ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS, com a presença de todos os alunos das escolas participantes, em data posteriormente anunciada.

Parágrafo I – Os alunos classificados nos 3 primeiros lugares serão anunciados no momento do evento, onde só então se saberá a escola a que o ganhador pertence.

Art. 9º - Somente os 3 primeiros colocados terão direito aos prêmios do concurso.

Parágrafo I – Caberá ao 1º colocado um NOTBOOK novo; 2º colocado uma CÂMERA FOTOGRÁFICA DIGITAL nova e ao 3º colocado um belíssimo TELEFONE CELULAR.

Art. 10º - As escolas  em que estiverem vinculados os 3 primeiros colocados serão condecoradas pela Academia Escadense de Letras.

Da ciência dos candidatos e outras restrições

Art. 11º - O candidato, no momento de sua inscrição neste concurso, abre mão dos seus direitos autorais de sua obra em nome da AELE - ACADEMIA ESCADENSE DE LETRAS, para, entre outros, de publicação futura da referida obra em jornal próprio ou outro meio de comunicação, desde que identifique sempre o autor da obra, para maior enaltecimento do criador literário.
  
Art. 12º - É vedado qualquer recurso ou manifestação aos participantes deste concurso, não cabendo ato ou ação judicial aos seus idealizadores, entre outros: à forma do concurso, às cláusulas do certame, aos critérios adotados de avaliação e da escolha pela comissão julgadora.





Escada, 14 de Março de 2011.

José Luis Minduca
Presidente da AELE