segunda-feira, 10 de novembro de 2025

AELE prestigia espetáculo "Pelas ruas que andei"

O espetáculo “Pelas Ruas que Andei” estreou no Cine Teatro Visconde de Utinga, na noite da última quinta-feira (06). Idealizado pelo coreógrafo Manno Cesar, o espetáculo é um resgate da cultura popular, trazendo expressões do cotidiano do trabalhador rural da Mata Sul e Mata Norte de Pernambuco.

A AELE parabeniza o Coletivo Elo pela iniciativa que valoriza e promove a cultura local. O evento contou com o incentivo da PNAB do Estado de Pernambuco e o apoio da Secretaria de Cultura, por meio do secretário Amaro Júnior, membro honorário da Academia Escadense de Letras.




Semana da Biblioteca no SESI

É com grande satisfação que a Academia Escadense de Letras compartilha a brilhante participação de seus ilustres acadêmicos, Valdeci e Elizabeth Leocádio, na Semana da Biblioteca do SESI, ocorrida no último dia 29 de outubro.

Representando com maestria a nossa instituição, os eméritos cordelistas levaram a riqueza da literatura de cordel ao público do evento e apresentaram as principais atividades literárias da Aele ao longo dos seus 15 anos de história.

A Academia parabeniza os acadêmicos Valdeci e Elizabeth pelo excelente trabalho e pela inestimável contribuição à cultura local e à casa Tobias Barreto. Agradecemos também ao SESI pela oportunidade e pela valorização de nossos artistas e da nossa literatura.




AELE participa da Posse de Roberto Pereira na Academia Pernambucana de Letras

Foi com grande satisfação que a AELE prestigiou momentos importantes da cultura pernambucana em cerimônia de posse na APL!

No último dia 27 de outubro, estivemos presentes na solenidade de posse do ilustríssimo Dr. Roberto Pereira que ocupou a cadeira de número 35 da Academia Pernambucana de Letras (APL).

O evento, realizado na sede da APL, foi um marco para a literatura e a intelectualidade do estado, e nos sentimos honrados em fazer parte dessa celebração.

Parabenizamos o novo imortal pela conquista e reafirmamos nosso apoio às instituições que fortalecem a arte e a literatura em nossa sociedade.



Via Cultural - Usina de Artes

Respirar arte, pisar na história, sentir a força da cultura pernambucana e da natureza exuberante da Mata Sul!

Assim foi a imersão cultural na Usina de Arte, em Água Preta, um dos momentos mais mágicos do VI Encontro das Academias de Letras e Artes das Microrregiões de Pernambuco.

Um lugar que é pura resiliência, onde a cana-de-açúcar deu lugar à semente da criatividade e à arte contemporânea. Foi uma honra estar em um espaço que transforma ruínas em sonhos e memórias em futuros.

Aqui, a arte não está apenas nas paredes, mas no ar, na terra e na alma de cada canto. Uma experiência que renova a nossa missão de preservar e propagar a riqueza cultural do nosso estado.













Encontro das Academias de Letras e Artes das Microrregiões de Pernambuco

 


Aconteceu no último dia 25/10/25, O VI Encontro das Academias de Letras e Artes das Microrregiões de Pernambuco realizado na Escola Vigário Pedrosa e organizado pela Academia Escadense de Letras!

Foi uma honra receber a Academia Limoeirense de Letras e Artes, a Academia Cabense de Letras, a Academia Palmarense de Letras, a Academia de Letras de Jaboatão dos Guararapes, Academia de Letras e Artes de Paulista e a Academia Morenense de Letras e Artes para um diálogo tão necessário.

Sob a temática “A literatura e as artes frente aos desafios da inclusão e da cultura digital”, nossas mentes e corações se conectaram. Ficou claro que a missão das letras e das artes é uma ponte para os desafios do mundo contemporâneo.

É a ponte que leva a palavra a quem está à margem, que dá voz ao silenciado e que usa a tecnologia não para distanciar, mas para incluir, educar e emancipar. Foi lindo ver como a tradição das Academias abraça o novo, não com medo, mas com a coragem e responsabilidade de quem quer escrever o futuro.

Que este encontro seja a semente de muitas outras colaborações. Seguimos, unidos pela força das palavras e pela beleza da arte, provando que a cultura é o mais poderoso instrumento de transformação social.

Agradecimentos especiais aos nossos patrocinadores e apoiadores: Cenesj Cursos e Serviços, Ideia Livraria e Editora, Centro de Análise e Estudos Psicanalíticos, América Engenharia, GTCA - Engenharia Sucroenergética, Carlos Brayner, Erem Vigário Pedrosa e Programa Escada do Saber da secretaria MUnicial de Educação - Escada. 

O VII Encontro das Academias será sediado pela Academia de Jaboatão dos Guararapes! Até lá sigamos construindo pontes!




















Inauguração do Ponto de Cultura Coral Padre Geraldo


A inauguração foi realizada na tarde do dia 19/10/2025. A Academia Escadense de Letras contou com a participação dos cordelistas Dédo e Elizabeth Leocádio, que apresentaram um cordel inédito sobre a criação do Ponto de Cultura Viva e sobre a vida do sacerdote Padre Geraldo Leite Bastos.

A AELE também é reconhecida como Ponto de Cultura, com certificação municipal, e sua presença no evento reforça a parceria e a colaboração entre as instituições culturais da cidade, declarou a presidente professora Isabel Oliveira.

O Ponto de Cultura do coletivo Coral Padre Geraldo está sediado no Centro Comunitário Padre Geraldo Leite Bastos, que tem como vice-presidente o acadêmico efetivo maestro Dimison Cesar.